Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 08 de fevereiro de 2019 - 18:19h
Governo expande Projeto Quinta Feliz com novo espaço e mais atividades para idosos
Parceria entre Ueap, Sedel e Federação Paradesportiva aumentará atividades semanais, culturais e intelectuais, no campus I da universidade.
Por: Diego Diniz
Foto: Everton de Deus
Turma do projeto Quinta Feliz reunida com treinadores e técnicos da Ueap, Sedel e FPA

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) fechou parceria com a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e a Federação Paradesportiva do Amapá (FPA) para atender idosos. O objetivo é aumentar as programações semanais de atividades físicas, culturais e intelectuais dos beneficiários do Projeto Quinta Feliz.

“Quando falamos em políticas públicas para o idoso, relacionamos logo com saúde. Mas, nós sabemos que esse público precisa de mais do que isso. É preciso socialização, atividades físicas e culturais para manter a saúde mental, até como forma de se prevenir de doenças”, considerou a reitora da Ueap, Kátia Paulino.

O projeto será tocado pela Pró-Reitoria de Extensão da Ueap, em conjunto com a Sedel e a FPA, por meio do trabalho dos educadores físicos Marceli Pureza (Ueap), Agostinho Lopes (Sedel) e Marlon Gomes (FPA).

A parceria é uma expansão do Projeto Quinta Feliz, da Sedel, que promove atividades físicas às quintas-feiras no Ginásio Paulo Conrado, no Centro de Macapá. Agora, a Ueap incluirá novas atividades e deixará disponível aos idosos a quadra poliesportiva e a biblioteca do campus 1, além de promover passeios culturais em exposições, museus e monumentos turísticos.

“Nós também faremos o monitoramento da saúde física dos nossos alunos”, informou a professora de educação física, Marceli Pureza. Por meio do acompanhamento individual, os treinadores podem encaminhar o idoso, a um tratamento específico e gratuito de saúde, caso haja a necessidade. Atualmente, o Quinta Feliz atende 60 pessoas.

Quinta Feliz na Ueap

A ex-servente Liolanda Alves, 74 anos, mora no bairro Jardim Marco Zero e, também participa de outros projetos de inclusão da terceira idade. Há 17 anos ela frequenta o Quinta Feliz como forma de evitar o sedentarismo e aproveitar o tempo livre.

“Criei quatro filhos, hoje estão todos empregados cuidando de suas vidas, agora minha profissão são os projetos para pessoas da minha idade, essa também é a minha família”, declarou a aposentada.

O Projeto Quinta Feliz, até 2018, era baseado no Ginásio Paulo Conrado, contudo após a parceria entre Sedel, FPA e Universidade do Estado do Amapá, os encontros serão às 15h, todas as quintas-feiras, no campus 1 da Ueap, na Avenida Presidente Vargas, nº 650, Centro.

O projeto desenvolve atividades como dança, bocha, dominó, voleibol, chute a gol, corrida, além de passeios culturais e leitura. Para se inscrever, basta comparecer ao encontro munido dos documentos de identificação e ter mais de 60 anos de idade.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá