Despejo de aterro, nivelamento, compactação e correção de drenagem. Esses foram os principais serviços ofertados pela Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) para evitar atoleiros e grandes poças de lama nas pistas durante o período de chuva.
O trabalho reforçado de 2019 teve o objetivo de melhorar as condições das vias não pavimentadas que dão acesso aos municípios amapaenses, conhecidas como ramais.
Veja abaixo as principais vias do cronograma de serviço
Ao longo do ano passado, os ramais em Macapá que receberam serviços foram:
Já em Oiapoque, foram vias as que ficam em:
Além desses municípios, os principais ramais de Porto Grande e também a comunidade de Igarapé do Lago, em Santana, também receberam os serviços em 2019.
Continuação do trabalho
Mesmo com o início das chuvas, ainda há serviços ocorrendo em ramais considerados críticos e que recebem esse tipo de trabalho durante todo o ano. Confira onde esses ramais estão:
De acordo com o titular da Divisão Operacional da Setrap, João Wilton Ribeiro, as máquinas trabalham no período de ausência de chuvas fortes, geralmente entre julho/agosto e dezembro.
“Trabalhamos de forma mais intensa durante o verão e efetuamos serviços de emergência durante o inverno, conforme a chuva, para garantir que a população possa ir e vir sem muitas adversidades quanto à estrutura dos ramais”, explicou.
Pontes
Para também garantir a segurança na trafegabilidade, o Governo do Estado reformou, em 2018 e 2019, as pontes de madeira que ficam ao longo do ramal de acesso ao Distrito de Lourenço, em Calçoene.
No mesmo município, também foram revitalizadas as pontes que dão acesso ao ramal do Goiabal. São elas:
Em Cutias do Araguari, a ponte do Corre Água, que fica sobre o Rio Priririm, foi revitalizada. A ponte do Arapiranga, sobre o Rio Pedreira, em Macapá, também recebeu serviços de manutenção.
Arquivo Setrap