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quarta, 08 de janeiro de 2020 - 11:40h
Serviços em ramais do Amapá visam evitar atoleiros no período de chuva
Durante o verão do ano passado e início do inverno de 2020, a Setrap trabalha para garantir a trafegabilidade das comunidades.
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Foto: Divulgação/Setrap
Ilha de Santana é uma das localidades que tem recebido o trabalho de manutenção para evitar atoleiros.

Despejo de aterro, nivelamento, compactação e correção de drenagem. Esses foram os principais serviços ofertados pela Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) para evitar atoleiros e grandes poças de lama nas pistas durante o período de chuva.

O trabalho reforçado de 2019 teve o objetivo de melhorar as condições das vias não pavimentadas que dão acesso aos municípios amapaenses, conhecidas como ramais.

Veja abaixo as principais vias do cronograma de serviço

Ao longo do ano passado, os ramais em Macapá que receberam serviços foram:

  • Distrito do Coração
  • Bairro Goiabal
  • Ambé
  • São Pedro dos Bois
  • Tessalônica
  • São Joaquim do Pacuí
  • Santa Luzia do Pacuí
  • Mel da Pedreira
  • Ariri
  • Maruanum 1 e 2

Já em Oiapoque, foram vias as que ficam em:

  • Vila Velha do Cassiporé
  • Vila Vitória

Além desses municípios, os principais ramais de Porto Grande e também a comunidade de Igarapé do Lago, em Santana, também receberam os serviços em 2019.

Continuação do trabalho

Mesmo com o início das chuvas, ainda há serviços ocorrendo em ramais considerados críticos e que recebem esse tipo de trabalho durante todo o ano. Confira onde esses ramais estão:

  • Ilha de Santana
  • Distrito do Lourenço
  • Cutias do Araguari
  • São Sebastião, no Igarapé do Lago, região do Pacuí
  • Oiapoque

De acordo com o titular da Divisão Operacional da Setrap, João Wilton Ribeiro, as máquinas trabalham no período de ausência de chuvas fortes, geralmente entre julho/agosto e dezembro.

“Trabalhamos de forma mais intensa durante o verão e efetuamos serviços de emergência durante o inverno, conforme a chuva, para garantir que a população possa ir e vir sem muitas adversidades quanto à estrutura dos ramais”, explicou.

Pontes

Para também garantir a segurança na trafegabilidade, o Governo do Estado reformou, em 2018 e 2019, as pontes de madeira que ficam ao longo do ramal de acesso ao Distrito de Lourenço, em Calçoene.

  • Água Azul
  • Mutum
  • Igarapé do Tigre
  • Igarapé do Macaco
  • Amam
  • Igarapé do Agamim 1 e 2
  • Cachoeirinha

No mesmo município, também foram revitalizadas as pontes que dão acesso ao ramal do Goiabal. São elas:

  • Cuatá
  • Jiju
  • Urucuri
  • Siriupeira

Em Cutias do Araguari, a ponte do Corre Água, que fica sobre o Rio Priririm, foi revitalizada. A ponte do Arapiranga, sobre o Rio Pedreira, em Macapá, também recebeu serviços de manutenção.

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Créditos:

Arquivo Setrap

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