terça, 07 de maio de 2019 - 18:22h
Prodap abre inscrições para cursos gratuitos no município de Amapá
O projeto ofertará cursos de criação de arte e fotografia e de edição de vídeo. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio, por meio da internet.
Por: Weverton Façanha
Foto: Arquivo/Secom
Aulas são ministradas na unidade móvel, cedida pelo Sesi, e toda equipada para oferecer os cursos no interior

O Governo do Amapá está com inscrições abertas, até 9 de maio, para os cursos gratuitos do “Ciclo Básico Audiovisual”, que será realizado no município de Amapá, distante 312km da capital. O projeto é coordenado pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).

Para este processo serão disponibilizadas 40 vagas, sendo 20 para cada curso (criação de arte e fotografia e de edição de vídeo) e as inscrições podem ser feitas somente pela internet, no endereço www.processoseletivo.ap.gov.br. De acordo com o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, levar o projeto ao interior atende a uma demanda de quem mora distante da capital e não tem condições de participar dos cursos na sede do órgão, em Macapá.

“Observamos que em vários cursos ocorria diversas inscrições do interior mas, que infelizmente essas pessoas acabavam sem terminar o curso, que tem duração de cerca de uma semana ou mesmo de até um mês. Então, organizamos parcerias com o Sesi [Serviço Social da Indústria] e as prefeituras para levar essas capacitações ao interior”, informou Silva.

Para participar o candidato precisa ter idade mínima de 14 anos e possuir conhecimentos básicos em sistemas operacionais como Windows, Linux ou MacOs, além de internet. O curso de criação de arte e fotografia terá uma carga horária 20h/aula e o de edição de vídeo 16h/aula. Os treinamentos em Amapá devem ocorrer de 20 a 24 de maio.

Das vagas previstas no edital, 5% serão providas para pessoas com deficiência, conforme o artigo 37, VIII, da Constituição Federal. O candidato com deficiência deve, no ato da inscrição, declarar ser pessoa com deficiência e apresentar, na convocação e matrícula, o laudo médico (original ou cópia autenticada).

O resultado preliminar do processo será divulgado no dia 10 de maio, a partir das 15h, e a lista final com os candidatos aptos estará disponível no dia 14 de maio. As aulas serão ministradas na unidade móvel de informática do projeto, que é um ônibus, cedido pelo Sesi, equipado com sala de aula com capacidade para 24 pessoas, todo estruturado para cursos de audiovisual com mesa para estudo, televisão, ar-condicionado e notebooks.

O projeto tem como objetivo gerar capacitação em ferramenta de edição em mídia digital que proporcione ao aluno uma nova perspectiva de trabalho e renda conjugada à quebra de paradigma tecnológico, através do desenvolvimento das habilidades de produção, captação e edição de vídeo, áudio e tratamento de fotografias para as mais diferentes finalidades.

Projeto Cidadão Digital Itinerante

O projeto Cidadão Digital Itinerante faz parte das ações do Governo do Amapá com o “Programa Colabora Amapá” que busca fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras para consolidar políticas públicas para melhor servir à população.