quinta, 07 de março de 2019 - 12:40h
Ueap inicia matrícula de classificados no vestibular 2019
Matrículas ocorrem nos dias 7 e 8 de março, conforme estabelecido em edital divulgado no dia 25 de fevereiro; cerca de 2 mil classificados estão aptos.
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
João Vitor não perdeu tempo e foi se matricular no curso de Engenharia Florestal acompanhado da mãe e da avó

Ser aprovado no vestibular em uma instituição de ensino superior pública é para muitos, uma emoção indescritível. Para o calouro João Vitor dos Santos Rodrigues, 17 anos, é um momento que ele não tem como descrever. Aprovado no curso de Engenharia Florestal, João Vitor, foi um dos 2 mil classificados na Chamada Pública divulgada pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) no dia 25 de fevereiro. Atento aos prazos, ele não perdeu tempo e se matriculou nesta quinta-feira, 7, conforme cronograma estabelecido no Edital Nº 001/2019.

“Significa muito porque era o curso que eu almejava. Ter passado [no vestibular], não tem como descrever. Estou muito feliz”, comemorou o calouro, acompanhado pela mãe e avó. Passada a euforia da aprovação, a comemoração ficará para outro momento, pois, as aulas para ele já iniciam na tarde desta quinta-feira. “Agora é estudar até me formar”, completou João Vitor.

Se para um jovem de 17 anos a alegria é indescritível, para Fernanda Rafaela Correa de Lemos, 30 anos, futura colega de João Vitor, é um momento mais que especial. Pois, para ela nunca é tarde para correr atrás dos seus projetos. A caloura, que era a primeira na lista de espera, apostou na Engenharia Florestal por acreditar que se trata de uma área em ascensão para o mercado de trabalho.

“Vivemos em um local cercado por florestas e espero ter sucesso nesta jornada”, analisou Fernanda.

Chamada Pública

O Edital Nº 001/2019 divulgado no dia 25 de fevereiro contém a lista dos classificados no Processo Seletivo 2019 em Chamada Pública incluindo a nota de cada um, por graduação. O Edital também estabeleceu os critérios e prazos para a matrículas para os candidatos se programarem e não perderem as vagas ofertadas nas 15 graduações da instituição. As matrículas ocorrem nesta quinta e sexta-feira no Campus I, da Ueap, no Centro de Macapá.

Segundo o chefe do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Carlos Henrique de Abreu, a matricula está sendo realizada de acordo com a chamada do candidato. “É importante que o candidato esteja presente ao local e munido da documentação exigida no edital. Caso seja menor de idade, o responsável precisa estar presente no momento da matricula”, ressaltou.

O chefe do DRCA acrescentou que, caso o candidato aprovado não esteja presente durante o período de matrícula, não poderá mais requerer vagas durante a Chamada Pública, e a vaga será preenchida pelo próximo classificado.

Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Química são os que ofertam o maior número de vagas, 46 no total, seguido por Licenciatura em Ciências Naturais, com 41 vagas. Licenciatura em Letras/Francês é o curso com menor oferta de vagas, apenas 14.

Confira abaixo o cronograma de horários com os cursos correspondentes:

8h30 - Engenharia florestal (39 vagas)

9h15 - Licenciatura em pedagogia (35 vagas)

10h - Licenciatura em química (30 vagas)

10h45 - Licenciatura em ciências naturais 41 vagas)

14h30 - Engenharia química (46 vagas)

15h15 - Tecnologia em design/manhã (18 vagas)

16h - Tecnologia em design/tarde (17 vagas)

8h30 - Engenharia de produção (46 vagas)

9h15 - Engenharia ambiental (39 vagas)

10h - Engenharia de pesca (26 vagas)

10h45 - Licenciatura em filosofia (29 vagas)

14h30 - Licenciatura em letras/inglês (19 vagas)

15h15 - Licenciatura em letras/francês (14 vagas)

16h - Licenciatura em letras/espanhol (16 vagas)

16h45 - Licenciatura em letras/português (32 vagas)

Para consultar o edital da chamada pública para os classificados no PS 2019 dos cursos de graduação da Ueap, acesse http://processoseletivo.ueap.edu.br/?p=detalhes&cod=218.

Créditos:

Irineu Ribeiro/Secom