quarta, 07 de fevereiro de 2018 - 17:34h
Receptivo de Carnaval movimenta aeroporto durante chegada de passageiros
Passageiros de voos comerciais foram recepcionados ao som de marchinhas de Carnaval e distribuição de informativos da programação carnavalesca do Amapá.
Foto: Marcelo Loureiro
Passageiros receberam panfletos sobre a programação de carnaval no Amapá, ao som de marchinhas de carnaval

O Governo do Amapá realizou na tarde desta quarta-feira, 7, um receptivo turístico dentro do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, em Macapá. O evento foi organizado em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo do Amapá (Setur), Infraero e Prefeitura de Santana, para incentivar os recém-chegados a participarem das programações de Carnaval de Macapá e Santana.

O receptivo turístico é uma atividade que agrega cultura e costumes locais em pequenas apresentações. No ato da recepção foram distribuídos informativos com as programações dos eventos que vão ocorrer no Amapá. A banda de músicos de Santana foi a responsável por animar o ambiente com marchinhas de Carnaval.

“Essa atividade turística é realizada em outros estados, incentivando as programações festivas e promovendo as atrações culturais locais de forma direta e interativa”, explicou o secretário de Estado do Turismo, Vicente Cruz.

Alguns passageiros já conheciam a programação, como a Joana Santos, 36 anos, que veio de Manaus para participar dos blocos de rua. “O Carnaval de Santana é famoso em toda a Região Norte, já estou ansiosa para começar a diversão”, disse ela sorrindo e dançando ao som das marchinhas.

No receptivo desta quinta-feira, 8, o Rei e a Rainha do Carnaval de Santana estarão presentes.

Macapá

O desfile dos blocos de rua de Macapá será na Beira-Rio, nos dias 10 e 11 de fevereiro. No domingo, 11, também acontecerá a quarta edição do “Carnavelhinhos”, na Avenida Mamede Amaral da Silva, no bairro Jardim Equatorial. O evento é voltado para o público da terceira idade.

Nos dias 16 e 17, dez blocos desfilarão na Rua Claudomiro de Moraes, na zona sul da capital. Ainda no dia 17, haverá desfile de blocos no circuito que será montado na Rodovia do Curiaú, na zona norte.

O tradicional bloco A Banda sai às ruas na Terça-feira Gorda, à tarde, e contará com seis trios elétricos. Os organizadores esperam reunir 170 mil foliões.

Uma novidade, este ano, é a ação social com atendimentos odontológicos, que ocorrerá, pela manhã, no prédio do bloco A Banda no bairro Laguinho. Inaugurada em dezembro de 2017, a sede funciona como unidade integrada, ofertando serviços de saúde, educação, tecnologia e qualificação profissional.

Santana

No sábado, 10, no Corredor da Folia da Avenida Santana, será a apresentação dos blocos de micareta, das 20h às 5h, com os blocos Nabalada e Bebo Todas. No domingo, 11, será das 16h às 5h, com os blocos My Love Kids, das Marias/Zumbalada/Melhor Idade/Camisinha/Pipoca Infantil; A Banda de Santana; Bloco Anariê/Unidos do Porto, Bloco UAU/Faraó e Bloco My Love.

Na segunda-feira, 12, das 20h às 5h, desfilam os blocos Nabalada e My Love. Na terça-feira, 13, das 16h às 5h, será a vez dos blocos Faraó Kids, do Martelo, Tradicional Piranhas, Bebo Todas e UAU/Faraó.

De acordo com um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público, está estipulado o encerramento das atividades sonoras e comercialização de bebidas alcóolicas no Corredor da Folia, trios elétricos e boates, em Santana, às 3h45. As barracas de empreendedores e similares devem funcionar até às 5h.