quarta, 06 de setembro de 2017 - 11:53h
Governo divulga edital para seleção de bolsistas de Iniciação Científica em Arqueologia
Serão concedidas 8 bolsas para Apoio Técnico à Pesquisa, Iniciação Científica e Auxílio para Estudos e Pesquisa em arqueologia.
Foto: ARQUIVO/NuPArq
O NuPArq é composto por uma equipe de arqueólogos, técnicos e estudantes de diversas formações, sendo responsável pela identificação, registro de novos sítios, escavações amplas, análises dos materiais e socialização do patrimônio arqueológico do Amapá.

Com o objetivo de contribuir para a formação de novos pesquisadores em arqueologia na região amazônica e fomentar atividades de pesquisa científica e tecnológica, o Núcleo de Pesquisa Arqueológica do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (NuPArq/ Iepa) lança o edital para concessão de oito bolsas de Apoio Técnico à Pesquisa, Iniciação Científica e Auxílio para Estudos e Pesquisa. As inscrições acontecem no período de 15 a 22 de setembro de 2017. A duração da bolsa é de 12 meses, com possibilidade de renovação por igual período.

Das oito vagas, duas serão para Apoio Técnico à Pesquisa – direcionada para graduados de diversas áreas do conhecimento com valor mensal de R$ 2 mil; uma vaga de Auxílio para Estudos e Pesquisa – direcionada para estudantes do ensino médio com valor mensal de R$1,2 mil e cinco vagas de Iniciação Científica – para alunos de graduação em diversas áreas do conhecimento no valor mensal de R$ 400.

Os interessados devem acessar o edital nos sites do Governo do Amapá e do Iepa, onde serão disponibilizadas a ficha de inscrição, declarações, assim como os processos e critérios de seleção.

A homologação das inscrições está prevista para acontecer entre os dias 25 e 26 de setembro. No período de 27 a 28 de setembro, serão realizadas as entrevistas com os candidatos. O dia 29 de setembro está destinado para as interposições de recursos. A divulgação/publicação do resultado final acontecerá somente no dia 4 de outubro.

Os candidatos podem tirar dúvidas sobre o processo seletivo por meio do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do Iepa, Avenida Feliciano Coelho, nº 1509, Trem, ou pelo email arqueologia.iepa@gmail.com.

NuPArq

O NuPArq é composto por uma equipe de arqueólogos, técnicos e estudantes de diversas formações, sendo responsável pela identificação, registro de novos sítios, escavações amplas, análises dos materiais e socialização do patrimônio arqueológico identificado em várias regiões do Amapá. O núcleo possui uma ampla coleção de vestígios e informações arqueológicas, um laboratório para análises, uma biblioteca específica sobre arqueologia e uma área de exposição, configurando-se como um dos importantes núcleos de pesquisa arqueológica da Amazônia.

Confira o edital aqui.