Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 06 de junho de 2017 - 11:12h
Batalhão Ambiental combate roubo de gado no interior do estado
Balsa com 204 búfalos foi apreendida no Arquipélago do Bailique em uma operação conjunta
Por:
Foto: Batalhão Ambiental
Os búfalos apreendidos no Bailique ficaram em uma fazenda da região

O Batalhão Ambiental, da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), tem intensificado fiscalizações em balsas que fazem o transporte de gado no interior do estado. O objetivo de combater o roubo desses animais. Em uma das operações, na região do Bailique, na quinta-feira, 1º, uma embarcação foi empreendida com 204 búfalos vindos do Estado do Pará, sendo a maioria sem marca que pudesse identificar a propriedade de origem.

Na operação, quatro pessoas foram presas e encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos. Os depoimentos colhidos indicam que o gado teria sido comprado por sócios de uma fazenda na região do Bailique/Araguari. Além dos vendedores, a polícia também já identificou quem compraria os animais.

Segundo o tenente Bryan Fonseca, comandante da 4ª Companhia do Bailique, as fiscalizações continuam para combater essa prática. “Aqui nós temos duas vias fluviais importantes: a foz do Rio Gurijuba e o Rio Uricurituba, por onde é feito o transporte de animais. São nessas duas rotas que estamos intensificando as fiscalizações”, frisou.

Bryan ainda destacou que o roubo de gado é uma prática comum nessa região. No caso do Bailique, alguns animais apresentavam marcações recentes, característica de gado roubado. A Guia de Trânsito Animal, documento que autoriza o transporte, também só permitia a condução de 200 búfalos, 4 estavam à mais na embarcação.

A balsa estava navegando há quatro dias e, devido a debilidade dos animais, eles foram deixados em uma fazenda no Bailique e o administrador do local, ficou como fiel depositário da justiça, ficando responsável pelos búfalos até a identificação da propriedade de origem.

A operação contou com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA) e da Polícia Civil que continua fazendo as investigações.

Combate

Em abril, o Batalhão Ambiental deflagrou outra operação de combate ao roubo e receptação de gado na região do arquipélago do Bailique e nos municípios de Cutias do Araguari, Amapá, Pracuuba e Tartarugalzinho. Nessa operação, foram apreendidas armas de fogo, produtos furtados, além de carne de búfalo que teriam sido abatidos de forma criminosa em uma propriedade de Tartarugalzinho. Pelo menos seis pessoas suspeitas de envolvimento com os crimes foram presas.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá