Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 07 de abril de 2020 - 14:14h
Coronavírus: Governo do Estado entrega EPIs e testes rápidos ao Oiapoque, Laranjal e Vitória do Jari
Além da entrega dos equipamentos, foram realizadas reuniões com as secretarias de saúde e nas unidades de saúde de cada município sobre procedimentos.
Por:
Foto: Nathanael Zahlouth
EPIs foram enviados ao Oiapoque em aeronave.

Nesta segunda-feira, 6, equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) entregaram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), testes rápidos e realizaram capacitação para o atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados do covid-19.

Oiapoque

A cidade recebe uma atenção especial do Estado por fazer fronteira internacional com a Guiana Francesa e por ser a quarta mais populosa do Amapá, com grande fluxo comercial e de pessoas. Além disso, Oiapoque é o primeiro município amapaense fora da região metropolitana a confirmar um caso de Covid-19, o que aumentou o alerta.

O hospital estadual da cidade recebeu nesta primeira remessa de materiais: aventais, toucas, máscaras, caixas de luvas e pares de protetores para os pés.

Testes rápidos

Oiapoque também recebeu, na semana passada, 100 testes rápidos. A orientação é que seja utilizado nas equipes de saúde, segurança e salvamento. Além disso, como Oiapoque tem um caso confirmado de covid-19, as três pessoas que tiveram contato com paciente realizaram o teste. Nos três casos, o resultado foi negativo.

“Estamos investigando o provável local de infecção do paciente confirmado [com covid-19]. Todos os contatos dele já foram isolados e estão sendo monitorados pela vigilância. Foram aplicados os testes rápidos e todos deram negativo. Por orientação da SVS, aguardaremos sete dias e vamos realizar um novo teste em todos os três contatos do paciente”, contou o secretário de saúde de Oiapoque, Sílvio Maracaípe.

Laranjal e Vitória do Jari

Laranjal do Jari, terceiro mais populoso município do Amapá, mesmo sem nenhum caso confirmado de covid-19, também recebeu uma equipe de técnicos e gestores da Sesa e da SVS.

Aventais, máscaras, toucas, luvas e protetores para os pés também foram recebidos pelas unidades de saúde do município. Laranjal do Jari e Vitória do Jari, município vizinho, também recebeu capacitação para o acolhimento de pacientes.

“Em Laranjal fomos à secretaria de saúde, onde reunimos com a vigilância epidemiológica, sanitária e a secretária. Repassamos as coordenadas, fizemos entrega de material e explicamos sobre o protocolo de testes rápidos e o fluxo de recebimento de pacientes”, contou Ulisses Guimarães Neto, da vigilância sanitária da SVS.

Também houve reunião com o prefeito da cidade, Márcio Serrão, onde foi verificada as ações do município em relação às medidas de isolamento.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá