sábado, 06 de fevereiro de 2021 - 20:20h
Caesa coordena desinfecção de poços residenciais atingidos pela enchente em Calçoene
Serão 2.800 residências atendidas pela força tarefa formada, também, pela Defesa Civil e agentes de endemias do município.
Foto: Camila Ramos
O produto utilizado na desinfecção foi fornecido pela Caesa

O Governo do Amapá iniciou neste sábado, 6, a desinfecção de poços residenciais particulares contaminados durante a enchente que atingiu o município de Calçoene na semana passada. Serão 2,8 mil poços atendidos pelo serviço, que trará potabilidade à água consumida pelos moradores que não fazem parte da rede do sistema central de água da cidade.

A ação é realizada sob coordenação da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), que forneceu os produtos químicos necessários e capacitou militares da Defesa Civil e agentes de saúde e endemias da Prefeitura de Calçoene que participam do mutirão de descontaminação.

“Trouxemos o gerente responsável pelo controle de qualidade de água da Companhia para treinar os servidores municipais envolvidos na força-tarefa. Para o serviço utilizaremos uma solução com cloro, de fácil aplicação, que garantirá que em algumas horas a água do poço esteja apta para consumo humano”, explicou o diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás.

Regivaldo Pinheiro, morador do bairro Palmeiras, acompanhou a descontaminação do poço da sua residência.

“Meu poço é raso e foi logo contaminado pela enchente. Estou mais tranquilo agora que poderemos utilizar novamente a água com segurança”, afirmou.

O prefeito Reinaldo Barros disponibilizou os profissionais do programa Saúde da Família e Endemias da administração municipal para serem os principais agentes de higienização nas localidades.

“Usaremos nossa estrutura organizacional dividida em microrregiões já utilizadas no programa Saúde da Família para agilizar limpeza dos poços com mais rapidez para que todos possam consumir a água sem riscos à saúde”, informou o prefeito.