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quinta, 05 de setembro de 2019 - 19:00h
Curso de formação inicial de professores indígenas Waiãpi será retomado em novembro
Qualificação faz parte do Projeto Político Pedagógico das escolas Waiãpi. Anúncio foi feito pelo governador Waldez Góes durante reunião com lideranças indígenas
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Foto: Marcelo Loureiro / Secom
Na reunião, o governador Waldez Góes e equipe de governo trataram de outras pautas apresentadas pelos indígenas

O curso de formação inicial de professores indígenas dos povos Waiãpi, ofertado pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), será retomado em novembro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 5, durante reunião entre o governador Waldez Góes, lideranças e gestores estaduais, no Palácio do Setentrião.

A qualificação está inclusa no Projeto Político Pedagógico das Escolas Waiãpi, da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e atende um pedido dos indígenas. “É um curso importante para o nosso povo, pois teremos formação e poderemos dar aulas nas aldeias”, afirmou o coordenador   do Conselho das Aldeias Waiãpi-Apina, Kureisisi Waiãpi.

Os representantes dos povos indígenas do Parque do Tumucumaque, Perimetral Norte e Oiapoque apresentaram demandas referentes a energia, combustível, infraestrutura, educação, saúde e transporte. “Estamos em diálogo constante com as lideranças e as secretarias para garantir as políticas públicas para os povos indígenas. Avançamos com o retorno do curso de formação e oferta do curso técnico em enfermagem”, avaliou o chefe do Executivo.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) apresentou um planejamento de obras que beneficiarão as aldeias, como a construção de escolas e passarelas. Além disso, o GEA também garantiu o passe livre no transporte público aos 35 indígenas que estudam em Macapá. A Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização (Sims) informou que está providenciando duas casas de apoio para os índios, uma delas, destinadas aos estudantes. 

Representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) também participaram da reunião e apresentaram um estudo para construção de escolas nos moldes do termo feito para a construção das casas no Museu Sacaca.

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