Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 05 de agosto de 2021 - 18:12h
Governo do Amapá fortalece diálogo entre segurança pública e juventude
Bolsistas do Amapá Jovem participam de Fórum para conhecer mais sobre como contribuir com as políticas do setor.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Erich Macias
o bolsista Adailson Moraes, 24 anos, revela que através do evento pode entender sobre direitos e as formas de contribuir com profissionais da segurança pública.

O Governo do Amapá iniciou nesta quinta-feira, 5, o II Fórum de Segurança Pública da Juventude, que é voltado para bolsistas do Programa Amapá Jovem.

O objetivo é estabelecer um diálogo de forma permanente, através de políticas de prevenção em que o jovem se torne um colaborador da segurança pública.

Para o bolsista Adailson Moraes, 24 anos, o Fórum é uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre seus direitos e sobre como contribuir com as políticas de segurança.

“Através de debates como esse, posso ver que, mesmo vivendo na periferia, posso ser protagonista da minha história e contribuir com as políticas da segurança Pública”, contou.

O coordenador do Amapá Jovem em Macapá, Thiago Lopes, aponta o programa como uma oportunidade para a juventude em vulnerabilidade social. Ele começou como voluntário e, com apenas 21 anos, assumiu um posto de liderança.

“Sou um dos inúmeros casos que o Amapá Jovem potencializou e motivou, pois, antes, minha mente era uma bagunça e não tinha nenhum foco. Agora, sou extremamente grato pela oportunidade de poder contribuir com a transformação de vidas de tantos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social”, declara Thiago.

O Fórum é coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv). O gestor da pasta, Pedro Filé, destacou que ações como essa tornam os jovens muito mais sensibilizados com seu papel de protagonista no dia a dia.

“Polícia na rua é segurança pra todos, e o jovem precisa ter esse conceito para se tornar um colaborador. E isso só é construído através de diálogo, para que possamos entender também a realidade de cada jovem, e, assim, fazer com que esse diálogo flua numa via de mão dupla”, destaca Filé.

Durante o primeiro dia do Fórum, houve apresentações teatrais sobre os riscos que os jovens correm ao entrar para o mundo do crime, demonstração do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) com cães farejadores sobre a identificação de drogas nas operações, e mesa redonda compostas por representantes dos órgãos de segurança pública estadual e municipal.

Cronograma

Na próxima semana, a programação acontecerá de forma simultânea, e se estenderá para os municípios de Santana, Itaubal, Cutias, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho e Pracuúba.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá