Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 05 de junho de 2017 - 15:05h
Cadastro e recadastro para criação de pássaros podem ser realizados até dia 31 de julho
O processo é referente aos anos de 2016/2017.
Por:
Foto: Divulgação
Para finalização do processo é necessário pagar uma taxa de R$ 95 referente a anuidade do cadastro.

Passarinheiros do Amapá que tenham interesse em fazer seu cadastro ou recadastro devem comparecer ao Núcleo de Fauna da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) até o dia 31 de julho. Após a inscrição no Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (Sispass), o criador terá registro como um dos criadores amadores do Estado do Amapá. O processo é referente aos anos de 2016/2017.

O Núcleo de Fauna é localizado no prédio da Sema, onde o criador deve comparecer com os seus documentos pessoais e comprovante de residência. Para finalização do processo é necessário pagar uma taxa de R$ 95 referente a anuidade do cadastro.

O analista de Meio Ambiente da Sema, Alexandre Bragança, explica que, de acordo com os últimos dados do setor, de 2016 até o momento, já foram realizados 600 atendimentos para registro desses criadores. “No Estado Amapá, segundo a Associação de Criadores de Pássaros do Amapá, possui cerca de 8 mil criadores. O curió e o bicudo são os dois pássaros com maior procura para criação em ambientes domésticos”, disse o analista.   

Ele destaca ainda que, apenas, é possível a criação de aves nascidas em cativeiro de criadores licenciados no Sispass em um quantitativo máximo de 100 aves silvestres (criação amadora).

O Sistema de Cadastro de Passeriformes (Sispass) é um sistema para a pessoa física que deseja manter em cativeiro espécies de aves nativas da ordem passeriformes, objetivando a contemplação, estudo e conservação de espécies de pássaros ou para desenvolvimento de tecnologia reprodutiva das espécies.

Palestra

No dia 19 de junho, às 9h, no auditório da Sema, acontecerá uma palestra com objetivo de informar e tirar dúvidas das pessoas a respeito da criação de pássaros em ambientes domésticos. O evento, organizado pela Sema, será gratuito e aberto ao público. O palestrante convidado é o especialista e membro da Confederação Brasileira de Criadores de Pássaros Nativos (Cobrap) Aloisio Pacini Tostes.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá