terça, 05 de fevereiro de 2019 - 20:44h
Planejamento para a boa gestão marca primeiro dia do Encontro de Gestores
Esta é a terceira edição do evento que busca orientar os profissionais da educação para melhorar a gestão escolar.
Foto: Erich Macias / Seed
Cerca de 1.200 profissionais da educação participam do Encontro de Gestores, que prossegue nesta quarta-feira,6

Planejamento e organização para atingir metas que ajudem a melhorar a qualidade de ensino na rede pública foram algumas das técnicas debatidas durante o primeiro dia da 3ª edição do Encontro de Gestores, em Macapá.  O evento acontece no Sebrae, nos dias 5 e 6 de fevereiro, e reunirá cerca de 1.200 profissionais da educação, que receberão orientação sobre a boa gestão escolar para, assim, elevar os índices educacionais do Estado.

Com o tema “Caminhos para a qualidade da educação”, o evento reúne gestores escolares, adjuntos e coordenadores pedagógicos da rede estadual (zona urbana e rural). A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed) busca compartilhar e alinhar informações nos eixos administrativo e pedagógico para a boa gestão nas 392 escolas da rede estadual.

Nesta segunda-feira, 5, a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, abriu o evento com uma palestra magna que ressaltou a importância do planejamento para administrar uma escola com sucesso. A gestora frisou a importância do engajamento, do trabalho em equipe e da organização para atingir metas reais e, assim, aumentar o nível de aprendizagem dos estudantes.

“Precisamos da gestão escolar com resultados. Para isso, é necessário estabelecer metas e organizá-las dentro de um planejamento que envolva o trabalho conjunto de todos com responsabilidade e engajamento para superarmos todos os desafios da educação”, afirmou a secretária.

No período da tarde, o governador do Amapá, Waldez Góes, participou do Encontro de Gestores. Na ocasião, Waldez destacou que a Seed está trabalhando para humanizar e desburocratizar a educação e o mesmo deve ser aplicado nas escolas. “São muitos atores envolvidos no processo educacional. O desafio é grande, mas precisamos estar afinados, criar um ambiente de liderança e confiança. A educação não deve ter cor partidária, e sim, compromisso para melhorar a aprendizagem e diminuir a evasão escolar”, afirmou Góes.

Para a diretora da Escola Estadual Antônio Munhoz, localizada no Conjunto Habitacional Macapaba, Ângela Coelho, o gestor escolar deve ter presença constante na escola, ter uma coordenação pedagógica engajada para que haja resultados positivos na vida estudantil e social dos alunos. “Nosso trabalho precisa ser integrado e o papel da coordenação é fundamental para alcançar nossos objetivos. Com comprometimento e diálogo, conseguimos pôr na prática aquilo de queremos para a nossa escola”, pontuou Ângela.

Programação

Nesta terça-feira, 6, a programação da manhã contará com o painel Construção da Rotina Pedagógica, e no horário da tarde, o painel Gestão e Informação. As inscrições ficaram disponíveis pela internet. No entanto, quem perdeu o prazo, poderá se inscrever no local do evento, a partir das 8h.