terça, 05 de fevereiro de 2019 - 22:33h
Museu Sacaca inicia programação cultural em homenagem aos 261 anos de Macapá
Entre as atividades há exposições; apresentações teatrais; de danças regionais como batuque e marabaixo; pintura indígena e shows de artistas da terra.
Foto: José Baía / Secom
Museu preparou uma vasta programação para os visitantes, com várias atividades, inclusive, exposição fotográfica

Como parte da programação do governo do Estado em homenagem aos 261 anos da cidade de Macapá, o Museu Sacaca oferece ao público esta semana atividades temáticas referentes à capital amapaense.

Nesta terça-feira, 5, o público pôde prestigiar exposições de fotografias antigas de Macapá, artesanato, manualidades, Galeria Arteamazon; mural e recital de poesia e apresentação do Grupo de Dança Flor Pequena. Os eventos foram divididos em ambientes dentro do Sacaca, como a Casa de Vidro, Casa de Leitura e Praça de Alimentação.

A autônoma Ivana Gomes veio do Pará com a família para passar as férias e o primeiro ponto turístico que visitou foi o Museu Sacaca. “É a primeira vez para todos nós e simplesmente nos apaixonamos pelo lugar”, revela Ivana.

Já as universitárias Nádia Leite, 21 anos, e Maira Tainá, 20 anos, assim que souberam da programação, por meio das redes sociais, decidiram prestigiar.

“Eu gosto muito da arte tucuju e acredito que prestigiar significa valorizar e encorajar aos nossos artistas a continuarem sua caminhada”, avalia Nádia.

Para Maira, as exposições funcionam como um resgate à cultura amapaense. “Eu vejo que o mais importante é o reconhecimento dos artistas, eu já trabalhei um pouco com arte e sei o quanto é gratificante. Essa programação é uma oportunidade para que a população reconheça os artistas e consuma os frutos da terra”, argumenta a estudante.

Além dos artistas amapaenses, microempreendedores conquistaram espaço dentro da programação. Como é o caso de Rosa Guimarães, que há cerca de um ano e meio atua no ramo de produtos naturais.

“Estamos conversando com os clientes, expondo nossa marca e comercializando os produtos.  O Museu Sacaca, pela sua identidade cultural, tem total relação com a filosofia da nossa loja; é o ambiente é ideal”, comemora Rosa.

A programação cultural no museu vai até sexta-feira, 8, com entrada gratuita. Entre as atividades tem apresentações teatrais; de danças regionais como batuque e marabaixo; recital e mural de poesias, aulão de danças; jogos e brincadeiras infantis; pintura indígena, exposição de manualidades, artesanato, fotografias e pinturas que retratam Macapá.

As atividades diárias encerram com o show “Cantando Macapá”, com os cantores Loren Cavalcante, Amadeu Cavalcante, Brenda Melo, Nivito Guedes, Cléverson Baía e o grupo de samba e pagode Gente de Casa.

Os eventos ocorrem nos horários de visita, das 9h às 17h, com exceção do show “Cantando Macapá” que inicia a partir das 18h, na Praça de Alimentação do Museu Sacaca.

Confira a programação completa com horários e locais:

Quarta-feira (6/2)

Hora: 9h às 17h

Local: Auditório, Casa de Vidro, Casa de Leitura e Praça de Alimentação no Museu Sacaca

Eventos:

- Exposição Galeria Arteamazon e Artesanato

- Exposição Fotográfica Macapá Antiga;

- Mural de Poesias

- Recital de Poesia

- Árvore da Poesia

Local: Praça das Etnias no Museu Sacaca

- Apresentação do Grupo de Marabaixo Infantil Artur Sacaca

Local: Bosque Açaí no Museu Sacaca

- Contação de histórias por Missilene Cabral

Local: Maloca Multiuso e Auditório, respectivamente.

- Aulão de Dança de Salão e pintura temática indígena

Quinta-feira (7/2)

Hora: 9h as 17h

Eventos:

- Exposição Galeria Arteamazon e Artesanato

- Exposição Fotográfica Macapá Antiga;

- Mural de Poesias

- Recital de Poesia

- Árvore da Poesia

Local: Praça das Etnias – Museu Sacaca

- Apresentação do Grupo de Batuque Raízes do Bolão

Sexta-feira (8/2)

Hora: 9h as 17h

Local: Auditório e Casa de Vidro

Evento:

- Exposição Galeria Arteamazon e Artesanato e Exposição Fotográfica Macapá Antiga

Local: Praça das Etnias no Museu Sacaca

- Apresentação do Grupo de Marabaixo Infantil Artur Sacaca

Local: Museu Sacaca

Evento:

- Show Cantando Macapá: Loren Cavalcante, Amadeu Cavalcante, Nivito Guedes, Osmar Júnior e Grupo Gente de Casa.

Créditos:

José Baía / Secom