sexta, 05 de fevereiro de 2021 - 15:13h
Governo implantará estação de tratamento de água no bairro Santa Clara, em Vitória do Jari
O investimento tem a parceria da prefeitura da cidade, que cederá terreno e profissionais para o sistema isolado.
Foto: Camila Ramos
Parceria foi tratada em reunião entre o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, e o prefeito de Vitória do Jari, Ary Duarte.

Em breve, os moradores do bairro Santa Clara, em Vitória do Jari, no sul do Amapá, terão água em maior quantidade e qualidade nas suas torneiras. Para permitir a expansão do serviço, o Governo do Amapá vai instalar uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) exclusiva para atender a região. O investimento beneficiará os mais de 500 imóveis residenciais e comerciais, e conta com a parceria da Prefeitura de Vitória do Jari.

Prevista para conclusão no primeiro semestre de 2021, a ETA compacta funcionará de forma isolada, com captação de água no Rio Jari e composta por um filtro e dois flocodecantadores com capacidade para produzir 100 mil litros de água por hora. Todo este maquinário, incluindo bombas, dosadoras e quadros elétricos, já estão prontos para instalação.

Para alinhar as etapas para implantação do sistema, o diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Valdinei Amanajás, reuniu-se com o prefeito de Vitória do Jari, Ary Duarte, nesta sexta-feira, 5, no escritório central da estatal, em Macapá. Ficou definido que a ETA será fixada em um terreno cedido pela prefeitura municipal, que também construirá uma base para sustentação da estrutura. Caberá à prefeitura, também, a cessão dos operadores da estação.

Segundo o diretor-presidente da Caesa, a Companhia ficará responsável também pela manutenção e fornecimento dos produtos químicos necessários para operação do sistema. Esta é a segunda obra que beneficia o bairro Santa Clara em quatro anos. Em 2017, o local recebeu sua rede de água implantada pelo Governo do Amapá e interligada ao Sistema Central da Companhia.

“Nosso sistema central de distribuição de água em Vitória do Jari fica a 5km de distância do bairro Santa Clara, o que torna a atual pressão da água bastante fraca em horários de alto consumo. Com o sistema isolado, o impacto na melhoria do serviço será percebido pelas famílias e empreendedores que terão mais água com mais qualidade”, explicou Amanajás.

O prefeito de Vitória do Jari já iniciou as tratativas internas para a cessão e beneficiamento do lote que receberá a nova estação de água.

“Enviaremos para a Câmara de Vereadores o pedido para regularização da cessão do terreno para a Caesa, e todas as demais necessidades em que pudermos prestar apoio, estaremos prontos a contribuir”, informou Ary Duarte.