sábado, 04 de dezembro de 2021 - 18:00h
Governo do Estado e Prefeitura de Macapá promovem 12 horas de vacinação contra covid-19
Mutirão acontece em 11 pontos estratégicos da capital até às 21h deste sábado, 4.
Foto: Ascom/SVS
Ação é uma estratégia do Governo do Estado para acelerar o processo de imunização..

O Governo do Estado e a Prefeitura de Macapá promovem neste sábado, 4, um grande mutirão de vacinação contra a covid-19 com 12 horas ininterruptas de atendimentos.

A força-tarefa iniciou às 9h até 21h em 11 pontos estratégicos. São eles:

• Macapá Shopping

• Garden Shopping

• Cras Marabaixo

• Centro de Especialidades Papaleo Paes

• Centro Covid Sant Inês

• UBS Marcelo Cândia

• UBS Lélio Silva

• UBS Cidade Nova

• Drive thru da Floriano Peixoto

• Rua São José (ação itinerante)

• Rua Cândido Mendes (ação itinerante)

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, o mutirão faz parte da estratégia do Governo do Estado para acelerar o processo de imunização e, com isso, salvar vidas.

"O Governo do Amapá está atuando em várias frentes de trabalho, uma delas é o apoio aos municípios, seja com ações ou com a disponibilização de equipes de vacinadores e também com a atualização dos cadastros junto ao Ministério da Saúde", destacou.

Atualização de cadastros

O mutirão deste sábado também conta com um reforço na atualização de cadastros dos vacinados. Esta ação acontece na Universidade Estadual do Amapá (Ueap).

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) destacou equipes de digitadores para atualizar cerca de 40 mil cadastros que deveriam ser incluídos, pela prefeitura, no Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunização (SI/PNI).

De acordo com o coordenador da equipe de digitadores da SVS, Alan Tavares, o processo é importante para aproximar os índices divulgados da real situação de coberta vacinal do Amapá.

"O intuito é reduzir a quantidade de demanda reprimida, o que altera diretamente os índices. A maior demanda do Amapá é o da capital, pelo volume de pessoas vacinadas diariamente", explicou o técnico.

Varredura Vacinal

O Governo do Estado iniciou na quarta-feira, 1º, uma nova edição da Varredura Vacinal – estratégia de saúde contra a covid-19, influenza e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A ação segue até dia 12 de dezembro percorrendo os municípios de Macapá, Porto Grande, Calçoene e Tartarugalzinho.

Nesta etapa o foco principal é completar o esquema vacinal das pessoas que ainda não tomaram a segunda dose contra a covid-19. Em paralelo a isso, a ação permanece com a oferta da primeira dose e dose de reforço, além de imunizantes para as outras doenças.

A equipe de vacinadores é composta por profissionais da Superintendência de Vigilância e Saúde do Amapá (SVS) e da Organização Panamericana de Saúde (Opas).