Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 04 de dezembro de 2018 - 17:00h
Amapá tem 8,5 mil propriedades agropecuárias em 1,5 milhão de hectares
Dados são parciais e foram apresentados pelo IBGE durante programação do Governo do Amapá alusiva ao Dia Nacional do Extensionista Rural.
Por:
Foto: Ailton Leite/Secom
Informações foram apresentadas pelo tecnologista e supervisor das pesquisas agropecuárias do IBGE, Raul Tabajara

Conhecer a realidade do homem do campo, suas atividades diárias e servir de base para a implementação de políticas públicas voltadas para este setor, foram alguns dos pontos abordados pelo tecnologista e supervisor das pesquisas agropecuárias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Raul Tabajara. Ele fez um balanço dos dados preliminares do Censo Agropecuário, cujos dados foram coletados entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018. As informações completas devem ser anunciadas no início de 2019.

Os dados foram apresentados nesta quarta-feira, 4, aos extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), que estão reunidos em Macapá e, participam da programação alusiva ao Dia Nacional do Extensionista Rural, comemorado em 6 de dezembro.

O censo serve para que os órgãos públicos e privados tenham acesso à real situação vivenciada pelos produtores rurais como preparo do solo, tipos de cultivos, acesso a créditos, entre outros pontos importantes para este segmento.

Segundo Raul Tabajara, além dos dados de produção agrícola e da pecuária bovina e bubalina, o censo também revela informações sobre a realidade dos produtores amapaenses, como grau de escolaridade, rendas, além daquela a qual ele atua, e outras informações importantes para que o estado tenha conhecimento da realidade desse produtor rural.

O tecnologista do IBGE acrescentou que os dados apontam que a maioria dos produtores rurais atuam na agricultura de subsistência, a qual é destinada ao consumo próprio. “Trata-se de uma informação importante para que o governo implemente políticas públicas voltadas para ajudar esse produtor a sair dessa situação e passar a comercializar seus produtos, e com isso abastecer o mercado local”, apontou Tabajara.

As informações preliminares do Censo Agropecuário indicam que o Amapá possui 8.500 estabelecimentos agropecuários, ocupando mais de 1,5 milhão de hectares. “Desse total [de propriedades], mais de 4 mil estão abaixo de 50 hectares, que são justamente esses pequenos produtores rurais que vivem da subsistência”, informou Tabajara.

Segundo o diretor-presidente do Rurap, Hélio Dantas, o estado já vem trabalhando em todos os municípios, visando garantir que o produtor rural tenha acesso a programas e ações desenvolvidos pelos governos estadual e federal e que servem de base para que a produção deles não seja prejudicada.

“Como estamos nos 16 municípios, conhecemos de perto a necessidade de cada agricultor. O Censo Agropecuário ajuda a mapear as áreas de maior dificuldade. E, com isso, planejar as ações que serão implantadas nestes locais. Nosso objetivo é garantir que o produtor rural tenha acesso aos programas voltados para ele e que ajudam ao seu desenvolvimento”, destacou Dantas.

O diretor-presidente do Rurap reforçou que os dados preliminares divulgados pelo IBGE servirão para o planejamento do órgão para as ações a serem realizadas em todo o estado nos próximos anos.

Programação

A programação alusiva à semana em comemoração ao Dia Nacional do Extensionista Rural segue nesta quarta-feira, 5, com um culto ecumênico, seguido de café da manhã para os extensionista, na sede do Rurap, em Macapá. A programação técnica se encerra à tarde no auditório da Politec. Na quinta-feira, 6, terá torneio de futebol masculino, homenagens ao extensionista destaque de 2018, bingo e atração musical.

A programação termina com o projeto Natal Solidário do Rurap, na sexta-feira, 7, quando serão entregues brinquedos para crianças da comunidade de Igarapé das Armas, a partir das 8h. Os brinquedos foram arrecadados pelos servidores do órgão.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá