segunda, 04 de junho de 2018 - 15:51h
Amapá terá ‘Junho Verde’ para conscientizar população sobre o meio ambiente
Programação começou dia 2 e segue até 9 de junho com torneios esportivos, palestras, passeio ciclístico, coletas de lixo e outras ações de conscientização.
Foto: Maksuel Martins/Secom
Durante a programação autoridades, acadêmicos, professores e pesquisadores discutiram estratégias de gestão ambiental

Com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o fato de que a preservação é uma questão comportamental, que depende da conscientização e iniciativa de cada um, o Governo do Estado do Amapá (GEA) deu início nesta segunda-feira, 4, à programação do "Junho Verde", que deverá debater durante toda esta semana, temas relacionados à educação ambiental. A abertura oficial aconteceu no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Macapá.

Durante toda a semana, autoridades, acadêmicos, professores e pesquisadores buscam definir novas diretrizes para melhorar o meio ambiente. De acordo com o titular da Sema, Bernardino dos Santos, a programação serve para sensibilizar e, principalmente, contribuir para preservação do meio ambiente, por meio da discussão, planejamento e integração das áreas de pesquisa, fiscalização e gestão ambiental no Estado. “Em comemoração ao Dia Mundial do Meio ambiente, comemorado no dia 5 de junho, vamos trabalhar a conscientização ambiental, destacando a importância da realização de projetos, que reflitam sobre o futuro do lugar onde vivemos”, afirmou.

O presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam) no Amapá, Leo Santana, lembrou que é necessário realizar o uso sustentável das áreas presentes no Estado. “Precisamos abrir oportunidades de desenvolvimento sustentável, utilizando nossos recursos naturais de forma racional, aproveitando todo o potencial do nosso Estado”, frisou.

O evento contou com a participação da diretora-presidente do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Edilene Ribeiro; da superintendente interina do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Márcia Bueno e do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amapá (OAB/AP), Paulo Figueira.

Mesmo que a abertura oficial tenha ocorrido nesta segunda-feira, a programação do "Junho Verde" começou no fim de semana (2 e 3 de junho), com torneios de vôlei de areia e futlama, na orla de Macapá. A programação segue nos cinco dias restantes com palestras educativas, passeio ciclístico, coletas de lixo e ações de conscientização ambiental.

Um dos destaques, deste ano, será o “Desafio Um dia Sem Sacolas Plásticas”, que acontece no dia 5 de junho com o objetivo de incentivar consumidores e comerciários a não utilizarem o material, trocando por sacolas retornáveis que serão distribuídas, gratuitamente, nos sinais de trânsito e postos montados nos principais supermercados da cidade.

Além disso, acontecerão nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) do Curiaú e da Fazendinha, ações que incluem coleta seletiva de resíduos sólidos e conscientização do uso racional de materiais de plástico. O "Junho Verde" encerra-se no sábado, 9, com um passeio ciclístico, com saída do Complexo do Araxá às 8h.

Terça-feira (5/6)

8 às 17h - Ação nos Supermercados e Atacadistas: “Desafio Um dia Sem Sacolas Plásticas”.

8 às 12h - Ação nos Sinais de Trânsito: “Desafio Um dia Sem Sacolas Plásticas”.

8 às 12h - Ação de Recolhimento de Resíduos Sólidos.

Local: APA do Curiaú.

Quinta-feira (7/6)

9h – Palestra tema: “Agroecologia nas escolas e uso de garrafas PET”

Local: Escola Estadual Jose Bonifácio – APA do Curiaú