terça, 04 de maio de 2021 - 14:45h
Hospital da Mulher Mãe Luzia ganha reforço com doação de ambulância pela CBF
Veículo será utilizado para o transporte das pacientes e dos materiais do Banco de Leite Humano.
Em fevereiro de 2021, a inicitiva doou outra ambulância para o Centro Covid-HU.

O Governo do Amapá, recebeu nesta terça-feira, 4, uma nova ambulância que será utilizada para transporte de pacientes e de materiais do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia.  A doação foi feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio do Projeto Craques da Saúde, que trabalha com ações de reforço ao enfrentamento da pandemia em todos os estados no Brasil. Em fevereiro de 2021, a inicitiva doou outra ambulância para o Centro Covid-HU.

O governador do Amapá em exercício, Jaime Nunes, esteve na sede da Federação Amapaense de Futebol (FAF), e fez a entrega das chaves ao secretário de Estado de Saúde, Juan Mendes, e ao enfermeiro Sávio Sarquis, que trabalha na Hospital da Mulher Mãe Luzia.

“Existe um esforço grande do Estado para equipar e estruturar cada vez mais a maternidade. Esta ambulância vem nos auxiliar e proporcionar um melhor atendimento as nossas pacientes e os recém-nascidos, principalmente, neste momento de combate a pandemia”, afirmou Nunes.

Equipado com itens específicos para o transporte seguro e rápido de pacientes, o veículo conta com adaptações especiais para este uso, como: maca retrátil; suporte para cilindro de oxigênio; soro plasma; e armário superior. O teto e o piso foram feitos em ABS, um material que facilita a higienização rápida do veículo, garantindo um atendimento mais ágil ao paciente.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Juan Mendes, explicou que o veículo será deslocado imediatamente para o hospital, onde será utilizado para o transporte das pacientes e ainda dos atendimentos do Banco de Leite.

“Esta é uma importante ferramenta não somente para o combate ao coronavírus, mas para o fortalecimento da atenção à mulher e às crianças.  A participação social junto com o Sistema Único de Saúde fortalece as políticas públicas”, ressaltou.

O presidente da FAF, Roberto Góes, ressaltou que a entrega também é um reconhecimento ao trabalho dos profissionais de saúde.

“Este é um momento de grande alegria, um exemplo do trabalho que a CBF e as federações têm tido para aproximar a comunidade das nossas ações nste momento de pandemia, para agradecer aos profissionais da saúde, guerreiros incansáveis, em um ano que já perdemos tantas vidas”, frisou o presidente.

Craques da saúde

O projeto Craques da Saúde, idealizado pela CBF, Fiat e de toda comunidade futebolística, é uma forma de agradecimento aos hospitais dedicados ao tratamento com a covid-19. No Amapá, 78.319 pessoas já foram recuperadas do novo coronavírus.