Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 04 de abril de 2019 - 17:14h
Governador do Tocantins assina adesão ao Consórcio de Desenvolvimento da Amazônia Legal
Todos os estados membros assinaram a adesão no segundo dia do 17º Fórum de Governadores, sediado em Macapá, faltando apenas o Tocantins.
Por: Da Redação
Foto: Washington Luiz/Governo do Tocantins
Adesão foi assinada na quarta-feira, 3

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, assinou na tarde desta quarta-feira, 3, em seu gabinete no Palácio Araguaia, o contrato de adesão do Tocantins ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que envolve os estados do Maranhão, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Roraima, Pará, Rondônia e Tocantins. Todos os estados membros assinaram a adesão no segundo dia do 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, sediado em Macapá, faltando apenas chefe do Executivo tocantinense que não pôde comparecer ao evento. Eles assinaram a adesão na Carta de Macapá que contém demandas comuns aos nove estados da Amazônia Legal. Clique aqui para ver.

O ato contou com a presença da representante do Governo do Amapá em Brasília/DF, Cira Moura. O Consórcio é uma autarquia na modalidade de associação pública, com autonomia para captar recursos, promover investimentos e executar projetos de interesse comum aos nove estados da Amazônia brasileira.

Mauro Carlesse destacou que o consórcio constitui uma importante ferramenta dos gestores da região para propor e implantar políticas públicas para implementar a economia. “Por meio do consórcio podemos elaborar projetos e buscar recursos para ações prioritárias e comuns a todos os estados participantes”, disse.

O governador do Amapá e presidente do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, Waldez Góes, sustenta que a prioridade é traçar encaminhamentos para resolver problemas que são unanimidade entre os estados que compõem o Consórcio. “Os assuntos de interesse comum precisam ser tratados conjuntamente”, sustentou.

O Consórcio foi idealizado no âmbito do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em 2017, e formalmente criado a partir da aprovação de projetos de leis no mesmo ano nas respectivas Assembleias Legislativas de cada estado membro. O principal objetivo dos gestores ao criar o consórcio foi impulsionar o desenvolvimento sustentável dos estados membros e ampliar a competitividade da economia das nove unidades federativas.

Por meio do Consórcio dos governadores formulam estratégia para implementação de uma agenda comum de programas e projetos prioritários, voltada a ampliar os fatores de competitividade e sustentabilidade da região, considerando o potencial de sua economia, de seus recursos ambientais, logística, população e os desafios, também comuns.

Fonte: Governo do Tocantins

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá