quinta, 03 de dezembro de 2020 - 14:16h
Injeção financeira: Movimento no centro comercial anuncia reaquecimento da economia
Comerciantes estão animados com a perspectiva de circulação de mais de R$ 470 milhões na economia até o fim de dezembro.
Foto: Maksuel Martins
Comércio movimentado nesta quinta-feira, 3

A injeção financeira de mais de R$ 470 milhões na economia amapaense coordenada pelo Governo do Estado já começa a render os primeiros resultados práticos. O termômetro é o centro comercial de Macapá, que apresenta um movimento bem expressivo. O pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual, o pagamento do mês de dezembro do Renda pra Viver Melhor (junto com a 13ª parcela), que ocorreu nesta quinta-feira, 3, levou muitos consumidores às lojas para as compras de fim de ano.

Até o fim de dezembro o Governo do Amapá vai cumprir um cronograma de pagamentos que prevê a injeção financeira de R$ 476,3 milhões na economia com a folha do funcionalismo público, 13º salário, pagamentos de programas sociais como Amapá Jovem, parcela de dezembro e mais a 13ª parcela do Renda para Viver Melhor, pagamentos de fornecedores, repasses para municípios, entre outros recursos financeiros previstos para serem injetados na economia.

O jovem empreendedor, Erique Mavde, de 17 anos, foi uma das pessoas que não se assombrou com o cenário da pandemia e resolveu investir no próprio negócio. Ele trabalha no ramo de eletrônicos e começou as primeiras vendas pela internet. Recentemente inaugurou a loja física no centro de Macapá.

“Foi o momento ideal para inaugurar a loja, pois o comércio tem mostrado sinais de aquecimento, principalmente este mês que terá muito dinheiro circulando. As expectativas de vendas são muito positivas”, diz confiante.

Já a dona de casa Rivalda Tavares, resolveu investir os recursos nas promoções e garantiu calçados para toda a família.

“Quando entra um dinheiro a mais nós conseguimos equilibrar os gastos e aproveitar para comprar roupas e calçados que estão mais em conta”, comemorou.

Para aposentada Irailde Ferreira este é o momento propício para realizar compras.

“Devido a pandemia fiquei em casa por um bom tempo, e agora estou mais segura para fazer minhas comprinhas. Mas tomando todos os cuidados, claro”, garantiu a aposentada.

Segurança

A partir desta quinta-feira, 3, a Polícia Militar do Amapá (PM/AP) reforça o policiamento com cerca de 100 militares na área comercial, no centro de Macapá. O objetivo é garantir a segurança de quem transita na área comercial neste período do ano. Movimento que é esperado pelos lojistas levando em consideração o pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais.

Além disso, no dia 8 de dezembro começa a Operação Papai Noel. Serão mais 5 mil policiais em revezamento de escala, mais de 50 viaturas, um ônibus de monitoramento, apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA), do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal para garantir a segurança dos cidadãos amapaenses na região metropolitana e nas áreas urbanas, alcançando todos os municípios.

Créditos:

Fotos: Maksuel Martins