Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 03 de junho de 2020 - 10:38h
Coesp apresenta balanço de lockdown
Ações coordenadas pela SVS desenvolveram trabalho de barreiras, visitas de “Casa em Casa” e testagem de profissionais.
Por:
Foto: Alessandro Veloso/SVS
Visita \

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) apresenta balanço das ações no período de “lockdown”, de 19 de maio a 2 de junho. As ações coordenadas pela SVS através das atividades do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) tiveram várias frentes de trabalho. Apesar de não ter alcançado a meta de 70%, os índices de isolamento social neste período foram os melhores do Brasil.

Barreira Sanitária

As barreiras sanitárias ocorreram em diversos pontos da cidade, além de orientar a população, as equipes realizaram aferição da temperatura e fiscalizavam o cumprimento do rodízio de carros e das medidas estabelecidas no Decreto 1782/GEA.

Dentre as quase 20 mil pessoas abordadas, 495 estavam com algum sintoma de Covid-19 e foram orientadas a procurar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Visita de “Casa a Casa”

A SVS coordena visitas nos domicílios onde há casos confirmados. Durante o lockdown, as visitas foram intensificadas, atendendo 971 casos, realizando 448 testes rápidos dentre os comunicantes e identificando mais 188 pessoas positivas para covid-19.

Todos os casos confirmados foram orientados sobre tratamento e encaminhados para uma UBS.

Teste em profissionais da linha de frente

Já foram realizados 1.408 testes nos profissionais da linha de frente. Destes se verificou que 20% dos profissionais, em média, testados já estão com anticorpos do tipo IGG que não oferecem mais risco de transmissão e já podem retornar para as atividades laborais.

Outros 3% dos testados ainda estão na fase aguda da doença ou na fase intermediária e foram orientados para se afastar do serviço e iniciar o tratamento e 77% não apresentaram infecção da covid-19.

A SVS continuará com o seu cronograma de testagem em outras unidades. Além disso, a Superintendência capacitou servidores da saúde para realizar o teste rápido e entregou em torno de 8 mil exames para vários órgãos.

Desinfecção de espaços públicos

Durante o “lockdown” foram desinfetadas 111 vias e locais. As ações irão seguir, no combate, prevenção e medidas de segurança e vigilância em saúde.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá