Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 03 de abril de 2020 - 16:44h
Covid-19: Amapá recebe testes rápidos para equipes de linha de frente
Material é para profissionais da saúde, segurança e salvamento. Governo Federal enviou2,4 mil testes, que ajudarão no trabalho de enfrentamento ao vírus.
Por:
Foto: Marco Antônio P. Costa/SVS
Testes rápidos serão divididos primeiramente entre Macapá e Santana.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou nesta sexta-feira, 3, a entrega dos testes rápidos do Covid-19 para as equipes de saúde, segurança e salvamento do Amapá. Também foram dadas orientações sobre a aplicação.

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, biomédicos, bombeiros, policiais, entre outros, poderão passar pela testagem por atuarem na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus no Amapá.

O Ministério da Saúde (MS) enviou 2,4 mil unidades. Essa remessa chegou no Amapá na quinta-feira, 2. Segundo o Centro de Referência em Saúde Trabalhador (Cerest) da SVS, a quantidade ainda é considerada insuficiente para o estado.

Diante desse número, a divisão primeiramente será entre Macapá e Santana, por serem os dois maiores municípios do Amapá.

Sobre a testagem

O teste rápido apresenta resultado em cerca de 15 minutos. Para a análise, basta uma mostra do sangue ou plasma sanguíneo do paciente. A velocidade do processo vai ajudar no trabalho do mapa epidemiológico.

Caso alguma pessoa apresente reagente positivo para a doença, ela passará por um exame mais detalhado, chamado PCR, que detecta a presença do vírus até em casos assintomáticos e sintomáticos leves.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá