segunda, 02 de setembro de 2019 - 12:30h
Bispo convida para reflexão sobre a Amazônia durante missa no Palácio do Setentrião
Celebração ocorreu nesta segunda-feira, 2, e marca o início das peregrinações que antecedem o Círio de Nazaré 2019. A imagem percorrerá diversos órgãos públicos
Foto: Marcelo Loureiro / Secom
Bispo Dom Pedro Conti alertou para a importância da região amazônica para a humanidade

Momentos de fé, respeito e reflexão sobre a Amazônia marcaram, na manhã desta segunda-feira, 2, a missa celebrada pelo bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro Conti, no Palácio do Setentrião, sede do governo amapaense. A celebração marca o início das peregrinações da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que antecedem o Círio de Nazaré 2019.

A imagem da padroeira da Amazônia foi recebida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), desembargador João Lages, que ocupa o cargo de governador em exercício nesta segunda-feira.

Com o tema “Salve Maria, Rainha da Amazônia Missionária” e o lema “O Senhor fez por nós maravilhas, Santo é o seu nome” (LC 1, 46-55), o Círio, este ano, chama a população para refletir, orar e unir forças pelo bem da Amazônia e da humanidade. De acordo com Dom Pedro, o papa Francisco convocou os bispos para o Sínodo Especial da Amazônia, uma resposta do pontífice à realidade da Pan-Amazônia por causa da crise ambiental na região.

“A Amazônia não é inesgotável e temos os povos originários, os indígenas. Esse problema não se resolve hoje, é preciso pensar no futuro, em como deixaremos este planeta para as próximas gerações. Como cristãos devemos orar e unir forças para, juntos, encontrarmos soluções”, ponderou o religioso.

Participaram da missa gestores e servidores do Governo do Estado do Amapá. “É um momento de espiritualidade e também de discutirmos temas da atualidade, como a Amazônia. O bispo Dom Pedro falou sobre a carta dos bispos e será recebido pelo governador Waldez Góes para receber este documento”, informou a diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), Tânia Miranda.

A imagem de Maria saiu do Palácio do Setentrião e seguiu em peregrinação para a Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE/AP). No período da tarde, ficará no Centro de Reabilitação do Amapá (Creap). Na terça-feira, 3, as visitas continuam no Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP). As peregrinações ocorrerão até o dia 10 de outubro.

Créditos:

Marcelo Loureiro / Secom