Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 02 de julho de 2019 - 19:35h
Estudantes da Escola Esther Virgolino vencem Torneio Internacional de Robôs
Participantes ganharam o 1º lugar de sumô - nível 4, 3° lugar sumô - nível 3 e o 3° lugar cabo de guerra - nível 4, em competição realizada em São Luís (MA).
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Seed
Estudantes ganharam troféus na categoria sumô e cabo de guerra

Quatro estudantes da Escola Estadual Professora Esther da Silva Virgolino, do bairro São Lázaro, em Macapá, foram campeões no Torneio Internacional de Robôs (TIR), realizado no período de 26 a 30 de junho, em São Luís (MA). O evento foi coordenado pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

O Torneio Internacional de Robôs reuniu mais de 80 equipes de todo o Brasil e de países, como Argentina, Peru e Chile. As equipes precisaram superar desafios que envolvem dança, resgate no plano, resgate em alto risco, viagem ao centro da Terra, sumô tradicional, MMA e cabo de guerra.

Os alunos da escola Esther Virgolino participaram nas categorias sumô e cabo de guerra. A equipe Danger, formada por Saulo Bruno Amaral e Daniel Lobato, conseguiu o bicampeonato ao ganhar o 1° lugar na categoria sumô - nível 4 e também conquistou o 3º lugar no sumô - nível 3. As alunas Bianca Freitas e Letícia Barros, que formavam a equipe Nebulosa, ficaram com o 3° lugar no cabo de guerra - nível 4.

“É uma alegria imensa receber essa premiação, porque fomos com a intenção apenas de ganhar mais experiência, mas retornamos vitoriosos para casa. Além disso, vimos muitas competições de alto nível que nos deixaram inspirados para trabalhar mais”, resumiu o estudante Saulo Amaral.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, parabenizou os alunos pelo esforço e dedicação em mais um campeonato. “Essa competição reúne as melhores equipes de robótica de todo o país, e é um imenso orgulho saber que os nossos alunos, não só fazem parte dela, como estão nos primeiros lugares”, elogiou a gestora.

A escola Esther Virgolino trabalha há mais de quatro anos com o ensino de robótica como atividade extracurricular. A atividade é orientada pelo professor Elender Keuly. Atualmente, 12 alunos estão envolvidos nessa matéria, que possibilita o ensino de matemática, física, linguagem de programação, raciocínio lógico, além de fomentar o trabalho colaborativo e a criatividade.

ITR

International Tournament of Robots (Torneio Internacional de Robôs) é a última etapa de uma competição que começa com o estadual do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), seguido do TJR nacional. Só os primeiros colocados, de cada modalidade, podem avançar nas competições e chegar às etapas internacionais.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá