terça, 02 de abril de 2019 - 12:11h
Corpo de Bombeiros abre inscrições para a 44ª Corrida do Fogo
Inscrições foram divididas por lote: o primeiro, de 28 de março a 10 de maio e, o segundo, de 11 de maio a 23 de junho. Há novidades no percurso.
Foto: Jonathas Sansi
Esta edição homenageia os bombeiros com o lema 'A corrida dos heróis'

A tradicional Corrida do Fogo, organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), que este ano entra na sua 44ª edição, está com inscrições abertas e espera contar com a participação de 2 mil corredores.

Esta edição homenageia os bombeiros com o lema “A corrida dos heróis”. O evento acontece a partir das 6h do dia 7 de julho, abrindo o calendário de atividades alusivas à Semana Estadual dos Bombeiros. Serão 10 km de percurso.

Para participar, os interessados devem acessar o site www.centraldacorrida.com.br, efetuar a inscrição que será dividida em dois lotes, sendo o primeiro até o dia 10 de maio, ao valor de R$ 60. A partir do dia 11 de maio até o dia 23 junho, o valor sobe para R$ 70. Além do site, o corredor pode se inscrever através do aplicativo da ChipBrasil, por onde poderá acompanhar todo o andamento do evento.

Percurso

De acordo com a coordenadora da corrida, major Ana Lobato, a 44ª Corrida do Fogo vem com algumas novidades para esta edição, a começar com a mudança do percurso, com o objetivo de deixá-lo mais desafiador para os corredores. “A largada acontece no Araxá, no sentido Parque do Forte, onde os competidores terão a companhia do Rio Amazonas. Em seguida, entram pela Rua Coaracy Nunes, Avenida Mendonça Junior, passando em frente ao Comando-Geral dos bombeiros; entra na Rua Santos Dumont para pegar a Avenida Pedro Lazarino até a chegada ao local da largada”, detalhou.

A major Ana acrescentou que o percurso terá, em certos momentos, algumas subidas e descidas, o que promete ser o grande desafio aos corredores. Ao longo do percurso, serão montados quatro pontos de hidratação, além de DJ’s e bandas de músicas que animarão os participantes. A segurança também é outro fator garantido pela organização. A corrida terá, ainda, a presença de ambulância e equipe de primeiros socorros, sem prejudicar o atendimento nos hospitais.

“Teremos equipes para fiscalizar os competidores, a fim de evitar que alguém tente fraudar a corrida, como sair do percurso ou até mesmo trocar de chip com outro corredor”, advertiu a coordenadora, ressaltando que, caso isso ocorra, o competidor será penalizado.

Categorias e premiação

A corrida terá as categorias geral, masculino e feminino, calça e coturno, masculino e feminino, bombeiro militar, masculino e feminino, cadeirante e deficiente visual. Além dessas, terão nove divisões em faixas etárias de 18 a 24 anos. As demais categorias serão divididas de cinco em cinco anos.

Os primeiros colocados em cada categoria recebem premiação em dinheiro além de medalhas e troféus. Já para os primeiros cinco colocados nas categorias geral, masculino e feminino, calça e coturno, masculino e feminino, bombeiro militar, masculino e feminino, a premiação será de R$ 1 mil (primeiro colocado), R$ 700 (segundo colocado), R$ 500 (terceiro colocado), R$ 200 (quarto colocado) e R$ 100 (quinto colocado), além de medalhas.