Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 02 de dezembro de 2021 - 14:38h
Dia de luta contra a Aids: Governo do Amapá realiza testes rápidos de ISTs em ação de saúde
Foram aplicados testes para HIV, sífilis e hepatites virais, além da distribuição de kits de prevenção e orientações sobre PrEP com grupos focais.
Por:
Foto: Karla Santos/ Sesa
A campanha deste ano busca evidenciar a Prevenção Combinada, que trabalha a conscientização ampla sobre as ISTs.

O Governo do Estado iniciou a campanha “Dezembro Vermelho” nesta quarta-feira, 1º, Dia Mundial de Luta contra a Aids, com uma ação de saúde que realizou 60 testes para HIV, sífilis e hepatites virais, na praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá.

Os resultados foram divulgados para a população que participou em 30 minutos. Além disso, foram distribuídas 200 kits de prevenção (preservativos, lubrificantes e materiais informativos) e 500 camisinhas avulsas.

A campanha deste ano busca evidenciar a Prevenção Combinada, que trabalha a conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST), reforça a necessidade da testagem, uso de preservativos e a adesão as profilaxias, em especial a de Pré-Exposição (PrEP), uma combinação medicamentosa que impede que o vírus se instaure no organismo.

“Buscamos ir além da testagem, porque o que é mais importante na luta contra a Aids é, sem dúvida, a prevenção. Conscientizar para que os cuidados com a saúde sejam postos em pratica o ano inteiro é o mais importante”, disse a coordenadora da ação, Virginia Moreira.

A estudante Fernanda Tamires, de 20 anos, estava de passagem pelo local e foi atraída pela programação. A jovem aproveitou para realizar testagem e se informar um pouco mais sobre o assunto.

“Eu acredito que é fundamental este tipo de ação para que todos tenham acesso as informações necessárias para a manutenção de uma boa saúde. A educação sexual deve um assunto mais abordado e acessível a todos”, completou.

Índices no Amapá

Dados do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) revelam que, de janeiro a outubro deste ano, foram diagnosticados 273 casos de HIV/Aids em todo o estado.

Destes casos, 61% foram registrados na capital, 8% de Santana e 21% nos demais municípios. Os homens representam 62% dos casos diagnosticados e as mulheres 38%.

Onde buscar ajuda

Em Macapá, o SAE/CTA acolhe as pessoas diagnosticadas com HIV/Aids. Para ter acesso ao serviço, é preciso realizar o teste numa Unidade Básica de Saúde (UBS) e receber encaminhamento médico para o centro especializado, onde receberá a assistência necessária para iniciar o tratamento.

A unidade fica localizada na Rua Jovino Dinoá, 1251, centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá