sábado, 02 de setembro de 2017 - 13:12h
Obras de mobilidade urbana do governo avançam no bairro Infraero I
Nesta etapa estão sendo executados serviços de drenagem e pavimentação que vão melhorar tráfego em importantes vias do bairro.
Foto: Irineu Ribeiro/Secom

Operários e máquinas seguem trabalhando na Avenida Chico Mendes e Rua 1º de Janeiro, ambas localizadas no bairro Infraero I, na zona norte de Macapá. As vias fazem parte do cronograma das obas de mobilidade urbana que o Governo do Estado do Amapá vem executando desde 2015 na capital.

Nesta semana, uma equipe está realizando a reciclagem na Rua 1º de Janeiro. Se trata de um serviço onde são reutilizados o material asfáltico já existente no local, misturado com cimento, para posteriormente ser feito a pavimentação na via. Já foram concluídos os serviços de drenagem da via.

Há dois anos morando no local, o músico Anderson Palmeirim aprova os serviços que vem sendo realizado nas vias do Infraero I. Ele conta que no período chuvoso, um trecho da rua em frente à residência dele alagava e as águas chegavam a invadir a calçada. “Agora com o serviço de drenagem concluído, com certeza não teremos mais este tipo de transtornos”, pontuou.

Dono de um pequeno estabelecimento comercial e morando há 17 anos na referida rua, Agenor do Carmo também mencionou os problemas dos alagamentos na via com um dos transtornos enfrentados pelos moradores.

Avenida Chico Mendes

Na Avenida Chico Mendes, dos mais de 400 metros a serem contemplados com as obras, em uma parte serviços de drenagem e pavimentação já estão concluídos. A via vai receber ainda os serviços de meio fio e sinalizações. As equipes se concentram agora no trecho entre as ruas 1º de Janeiro e Janary Nunes onde estão concluídos os acabamentos nos bueiros.

Para quem tem empreendimento no local como o comerciante Osvaldo de Oliveira, é uma obra importante que vai melhorar o tráfego de veículos e pedestres na via. Ele acredita que isso vai refletir inclusive nas vendas. “Melhorando a trafegabilidade desta via, meu estabelecimento vai ficar mais atrativo para as pessoas”, comentou.

Rua Janary Nunes

Na Rua Janary Nunes serão mais de 1.300 metros de obras que incluem drenagem, pavimentação, meio fio e sinalizações. Uma parte da via já está com os serviços de drenagem e pavimentação concluídos. Neste momento uma frente de trabalho se concentra no cruzamento com a Chico Mendes, onde estão sendo finalizados os acabamentos nos bueiros.

“Tudo o que vem para melhoria da nossa vida, nós aprovamos”, comentou o agente comunitário de saúde Rosivaldo Pantoja. Ele mora há seis anos em no local e apontou os alagamentos durante as chuvas como um dos maiores transtornos enfrentados pelos moradores. “Tivemos que aumentar a altura da calçada por que as águas invadiam nossa casa”, detalhou.

Mobilidade urbana

Executadas com recursos do tesouro estadual, as obras de mobilidade urbana de Macapá iniciaram em 2015 e contemplam 53 km de ruas e avenidas de vários bairros da capital com os serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação, meio fio e sinalizações.