sexta, 01 de julho de 2016 - 16:39h
Festival Brasil Sabor promove diversidade da gastronomia amapaense

Uma mistura de criatividade, temperos regionais e as delícias da gastronomia amapaense acontece no Festival Brasil Sabor Amapá 2016. Nesta quinta-feira, 30, teve início o Circuito Gastronômico, com 23 opções de pratos com ingredientes regionais para degustação.

O Concurso Enchefs, que vai eleger o melhor chefe amapaense, entre seis pratos selecionados pelo júri, foi o ponto inicial do Festival. O primeiro concorrente foi a chefe Paula Geovana, que apresentou um "filé de filhote grelhado ao molho de castanha com camarão rosa". Em seguida foi a vez de Antônio Moia, com a defesa do prato "filé de pirarucu com crosta de castanha e molho de cupuaçu". O Brasil Sabor também conta com a Cozinha Show, que são diversas oficinas com os chefes de cozinha de restaurantes do Estado.

Na abertura do evento, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amapá (Abrasel Ap), Luiz Almeida, parabenizou os realizadores pelo evento e afirmou a importância do fomento da gastronomia. "No Brasil Sabor queremos mostrar toda variedade de pratos dos restaurantes amapaenses para atrair todo o tipo público", disse o presidente.

O Governo do Estado do Amapá é parceiro na realização do evento. Para a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, a gastronomia anda junto com o turismo. "O Amapá possui uma gastronomia única, que atrai muitos visitantes. O Brasil Sabor promove a culinária local e, com certeza, influencia de forma positiva para o Estado", disse ela.

O Festival também conta com o Palco Tucupi, que reúne diversas atrações musicais e apresentações artísticas. José Silva, de 35 anos, levou a família para o evento e disse que a culinária do Amapá é sem igual. "Temos uma belíssima gastronomia, repleta de opções e com ingredientes saborosos, todos aqui da região", respondeu.

Festival Brasil Sabor Amapá 2016

O festival acontece em diversos Estados brasileiros e atrai centenas de visitantes anualmente. Nesta edição, são 23 empresas do setor gastronômico do Amapá reunidas para promover a culinária local. O evento, realizado todos os anos pela Abrasel-Ap, conta com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Macapá, Sebrae Amapá, Fecomércio-AP e de outros parceiros.