sábado, 01 de junho de 2019 - 10:20h
Com apoio do GEA, Festival Brasil Sabor reúne sabores das cinco regiões do país
Primeira noite do da 14ª edição do festival ofertou degustação, oficinas de culinária e o prêmio Alcilene Cavalcante.
Foto: Philippe Gomes / Secom
No primeiro dia do evento, centenas de pessoas passaram pelo Festival Brasil Sabor, que ocorre até domingo, 2, no Sebrae

Experimentar diversos sabores da culinária brasileira sem sair de Macapá e por um preço acessível é possível na 14ª edição do Festival Brasil Sabor. O evento reúne 20 empreendimentos em um único espaço, proporciona aos visitantes um verdadeiro tour gastronômico. A programação realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com o apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA), Sebrae e Prefeitura de Macapá, iniciou na sexta-feira, 31 de maio, e segue até o dia 2 de junho, no Sebrae, na capital.

Com o tema “Original do Brasil - as cinco regiões do país no meio do mundo”, o festival é uma oportunidade dos chefs apresentarem novos pratos e divulgarem os empreendimentos. “São pratos inéditos, criados à base de ingredientes do nosso país e comercializados a preços acessíveis, ampliando a oportunidade de consumos de alimentos e incentivando a gastronomia amapaense” explicou o executivo da Abrasel, Sandro Belo.

Os visitantes podem degustar as criações pelo preço de R$ 12,00 cada prato. São 20 receitas inspiradas nas regiões do Brasil e com o toque amapaense, desde sobremesas até criações mais sofisticadas e certificadas pelo Selo Amapá da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá. Além disso, podem levar o livro “Segredo dos Chefs” contendo todas as receitas comercializadas no festival. O material foi produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

Para o vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, é uma oportunidade de incentivar setores importantes da economia amapaense. “A gastronomia movimenta a economia e também é um ponto forte para o turismo. Precisamos apoiar e divulgar iniciativas como o Brasil Sabor para que mais pessoas tenham acesso a nossa culinária”, disse Nunes.

Pela primeira vez, Lucas Ferreira participou do festival. De acordo com ele uma experiência única de experimentar novos sabores. “Nunca tinha comido um arroz carreteiro e experimentei aqui. Muito bom”, elogiou o autônomo.

E como a gastronomia une as pessoas, as amigas Giovana, Lívia, Lia e Bruna escolheram o festival para o encontro de sexta e experimentaram vários pratos. “Está tudo muito gostoso. É a quarta vez que participo e já experimentei dois pratos maravilhosos”, disse Giovana Burgos, defensora pública.

Além de degustar os pratos, Bruna Farias também levou a filha Ana Luíza para participar da oficina mini chef de cozinha e visitou a Feira do Produtor. “A Ana Luiza aproveitou bastante e se divertiu; enquanto isso, aproveitei para conhecer a Feira do Produtor e garanti o queijo coalho feito aqui na região”, disse a defensora pública.

Na Cozinha Show, o destaque foi para a oficina com os chefs André Barros e Floraci Dias, que mostraram a cozinha caipira na Amazônia.

Artesanato

No festival também tem exposição de artesanato das louceiras do Maruanum e da Associação Maracá Cunani de Mazagão, espaço organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

Produtos do Campo

Os visitantes também poderão conhecer e adquirir os produtos da região. São legumes, frutas, verduras, queijos, geleias, entre outros, feitos pelos produtores amapaenses.

A primeira noite do festival encerrou com o prêmio Alcilene Cavalcante, que homenageia os melhores da gastronomia amapaense; e com uma homenagem ao secretário de Estado da Comunicação, Gilberto Ubaiara.

Prêmio Alcilene Cavalcante – Melhores da Gastronomia 2019

Destaque na culinária regional – Restaurante Dom Garcia