domingo, 02 de dezembro de 2018 - 16:54h
Estado comemora Dia do Extensionista com semana de atividades
A programação envolve palestras, balanços das atividades no interior, torneios esportivos e ação solidária com doações de brinquedos.
Por: Weverton Façanha
Foto: Arquivo/Rurap
A programação será realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá

O Governo do Amapá prepara uma programação especial para comemorar o Dia Nacional do Extensionista, que é no dia 6 de dezembro. Mas, no período de 3 a 7 de dezembro diversas atividades serão promovidas em comemoração à data. Os eventos envolverão palestras, culto ecumênico, café da manhã, torneio esportivo e ações solidárias em comunidades rurais de Macapá. A programação será realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).

“Vamos fazer diversas ações com palestras, capacitações, balanço das atividades no interior do Amapá e uma programação esportiva e solidária. Tudo voltado para homenagear nossos extensionistas”, reforçou o chefe de gabinete do Rurap, Sérgio Barbosa.

No Amapá, o serviço oficial de assistência técnica e extensão rural conta com 180 profissionais extensionistas distribuídos nos 22 escritórios do Rurap, nos 16 municípios do Estado, com a responsabilidade de levar políticas públicas de desenvolvimento rural. O foco principal do trabalho dos extensionista no Estado é a agricultura familiar. Os extensionistas atuam diretamente com os agricultores orientando a elaboração de projetos para captar recursos, melhoria do plantio e preparo da terra.

“Esses profissionais tem o compromisso de levar as orientações, técnicas e novas tecnologias ao agricultor familiar e sempre trabalhando em favor do homem do campo”, enfatizou Sérgio Barbosa.

Dia do Extensionista Rural

Esta data foi instituída pelo governo federal, em 1948, como forma de homenagear e reconhecer esse importante agente de desenvolvimento rural sustentável. No Brasil, mais de 5 mil unidades de atendimento da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) beneficiam mais de 2 milhões de produtores rurais.

No Amapá, a atividade de extensão teve início em 5 de fevereiro de 1974. Mas foi no dia 23 de agosto de 1991 que o governo do Estado passou a ser responsável pela extensão rural com a criação do o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

3/12 (segunda Feira)

Abertura da Semana do Extensionista

14h30 - Pronunciamento do diretor-presidente do Rurap

15h - Informes e avaliação da gestão