quarta, 30 de outubro de 2019 - 09:53h
Prorrogadas inscrições em programa que disponibiliza R$ 800 mil para ideias inovadoras
Inscrições no Centelha Amapá seguem até o dia 14 de novembro. Serão selecionados 15 projetos, que poderão acessar até R$ 53 mil.
O Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria no Amapá.

As inscrições para o Programa Centelha Amapá foram prorrogadas até o dia 14 de novembro, no endereço www.programacentelha.com.br/ap. O objetivo do programa é criar empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias e a disseminação da cultura do empreendedorismo inovador.

O programa foi lançado no Amapá em julho pelo Governo do Estado e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com promoção da Finep para estimular a criação de empresas inovadoras em setores estratégicos em todo o país.

Cada projeto poderá receber até R$ 53 mil de investimentos. O recurso disponibilizado para o programa é de R$ 800 mil, sendo R$ 600 mil oriundos da Finep e R$ 200 mil do Governo do Amapá.

Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Centelha é operado pela Fundação Certi e executado, no Amapá, pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap).

Como funciona

Na primeira fase do programa os interessados deverão apresentar suas ideias de negócio e a equipe de trabalho. O objetivo é verificar se a proposta é inovadora, se traz benefícios para a região e qual seu potencial de mercado. Passam para a segunda fase até 200 propostas, e os selecionados devem, então, elaborar um projeto de empreendimento detalhando o plano de negócio executivo, com o objetivo de demonstrar as chances da ideia gerar um bom negócio.

A terceira fase – pela qual passam até 100 das propostas ainda em jogo – consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.

Ao final, até 15 projetos serão contemplados, cada um com R$ 53 mil em subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos por parceiros do programa. Durante seis meses essas empresas passarão por um processo de pré-incubação, com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria local, já que muitas ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação quanto de pós-graduação.