sexta, 22 de janeiro de 2016 - 09:24h - 4329
Fortalecimento do setor rural no Sul do Estado discutido em conferência
Os produtores do Território Sul aproveitam a conferência para apresentar suas as principais demandas visando fomentar a Extensão Rural.
Por: Anne Santos
Técnicos do governo federal, Estado e produtores dos três municípios da região sul do Amapá participam da 2ª Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que acontece em Laranjal do Jari. O evento termina nesta sexta-feira, 22, e tem como objetivo discutir políticas públicas para o setor rural do Território Sul, formado por Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Mazagão.

Os produtores do Território Sul aproveitam a conferência para apresentar suas as principais demandas visando fomentar a Extensão Rural. A ATER é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). “Estamos realizando essas conferências para discutirmos junto ao setor, o edital de chamada pública de assistência técnica que será lançado ainda este ano”, informou o delegado do MDA no Amapá, Roni Mayer.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Osvaldo Hélio Dantas, foi convidado a participar das discussões que antecedem a etapa estadual, prevista para ocorrer até o dia 15 de abril. “Não podemos limitar o debate à infraestrutura, temos que discutir também a formação dos profissionais que têm o papel de levar essas políticas para os produtores. Precisamos saber o que o produtor pensa e o que ele quer para o setor”, ressaltou.

Dantas destacou ainda, que o setor rural passa por uma reestruturação após o abandono nos últimos anos, e que eventos como a conferência são oportunidades para o poder público estar mais perto do produtor.

Na conferência estão sendo trabalhados três eixos temáticos: Sistema Nacional de ATER – Fortalecimento Institucional, Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social; ATER e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar; e Formação e construção de conhecimentos na ATER.

Divididos em grupos, os participantes debatem os temas e apresentam cinco propostas que serão levadas ao plenário para aprovação e posteriormente para a Conferência Estadual. Também serão eleitos os 16 delegados para a etapa estadual.

Para o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), José Maria Darmasso, é importante investir na capacitação dos extensionistas, para que a agricultura familiar tenha um bom atendimento.

Também participam do evento o diretor-presidente da Agência de Pesca do Amapá (Pescap), Guarabichaba Martins e a secretária de Estado do Turismo (Setur), Syntia Lamarão.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá