Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 30 de abril de 2019 - 21:45h
Órgãos de segurança pública ganham novo sistema de radiocomunicação para combate ao crime
Com o novo sistema, apenas os órgãos de segurança terão acesso às informações, o que vai garantir o fator surpresa nas ações de combate à criminalidade.
Por:
Foto: Márcio Pinheiro / Secom
Equipamentos serão destinados à Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Militar; Sistema Penitenciário, Detran/AP, entre outros órgãos

O combate à criminalidade no Amapá ganhou um importante reforço com a entrega de 1904 equipamentos pelo governo do Estado nesta terça-feira, 30, em solenidade realizada no Sebrae, em Macapá. Mais moderno e seguro, o material vai permitir uma comunicação mais eficiente entre os órgãos de segurança pública estaduais, municipais e federais.

Os equipamentos serão destinados à Polícia Militar (PM/AP); Polícia Civil (PC/AP); Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP); Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP), entre outros órgãos. Eles poderão utilizar os equipamentos para trocar informações entre si e esses dados poderão ser acessados apenas pelos órgãos de segurança pública. 

O governador do Amapá, Waldez Góes, ressaltou que o momento é um marco na história da segurança pública amapaense e que os investimentos em tecnologia e a comunicação integram um projeto mais amplo de investimentos para o setor. “Nós sabemos o quanto o novo sistema será um diferencial para cada um dos profissionais deste setor, pois eles estarão utilizando equipamentos mais seguros e modernos. Nós temos um programa em execução com um olhar voltado para pessoas, estrutura em tecnologia, equipamentos e integração de toda a segurança pública”, enfatizou o governador.

A aquisição é fruto de um Termo de Cooperação entre o Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O investimento do Estado é de R$ 7,3 milhões.

Novos equipamentos

Os equipamentos estão em fase final de implantação em todo o território amapaense. Serão entregues para as corporações equipamentos móveis (implantados nos veículos), fixos (implantados nos prédios) e portáteis (rádios HT). Durante a solenidade, houve demonstração dos materiais.

O secretário da Sejusp, Carlos Souza, explicou que o novo mecanismo substitui o sistema analógico - considerado defasado. O sistema mais moderno oferecerá maior segurança dos dados, uma vez que o acesso se restringe apenas à Segurança Pública, garantindo o efeito surpresa nas operações policiais. “Você não consegue utilizar um telefone celular não habilitado, a mesma coisa acontece com estes equipamentos. Eles só funcionam se estiverem habilitados na rede específica. Em caso de perda ou roubo, nós o retiramos da rede. É uma transmissão muito mais segura”, detalhou o gestor ao demonstrar a eficácia e a segurança oferecida pelos novos equipamentos.

Implantação

O novo sistema começou a ser implantado em oito municípios: Oiapoque, Calçoene, Amapá, Laranjal do Jari, Pracuúba, Ferreira Gomes, Serra do Navio e Pedra Branca. Para cobrir todo o território amapaense, incluindo as rodovias, o Estado firmou Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que está finalizando a instalação do sistema nas demais áreas.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Márcio Pinheiro / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá