sexta, 29 de novembro de 2019 - 17:00h
‘Operação Papai Noel’ terá reforço extra de 200 policiais nas ruas
Militares de setores administrativos participam da ação para não comprometer serviço ordinário. Lançamento da força-tarefa foi nesta sexta-feira, 29.
Foto: Netto Lacerda
Trabalho diário da ação busca inibir a criminalidade nos 16 municípios do estado

A população amapaense poderá sentir-se mais segura para as compras de final de ano, com o reforço extra, diário, de 200 policiais militares. A força-tarefa diz respeito à “Operação Papai Noel”, lançada nesta sexta-feira, 29, no Centro Comercial de Macapá.

Militares de setores administrativos atuarão no serviço de rua, para não comprometer o trabalho ordinário da corporação. A ação é realizada nos 16 municípios do estado, e segue até dia 5 de janeiro.

Todos os batalhões da Polícia Militar do Amapá (PM/AP) estão envolvidos na operação. Duas viaturas do Governo Federal foram cedidas ao Estado, para colaborar com esse trabalho preventivo.

Centros comerciais, corredores bancários, pontos turísticos e logradouros de grande fluxo de pessoas são os principais focos, devido ao pagamento do 13º salário e festas de fim de ano.

Segundo o comandante da PM, coronel Paulo Matias, o intenso serviço de segurança tem reduzido, ao longo dos anos, a criminalidade nessa época. A ideia é diminuir ainda mais os índices, principalmente, de assaltos conhecidos como “saidinha de banco”.

Os militares vão atuar durante os três turnos e em quatro modalidades, sendo elas com recursos de viaturas, motocicletas, bicicletas e a pé. O comandante destaca os resultados positivos através do aprimoramento da operação.

“A operação acontece nos lugares de grandes fluxos para manter a segurança das pessoas que fazem suas compras de fim de ano. Então, para isso, a cada ano, a PM planeja e se prepara para melhorar ainda mais esse evento”, ressaltou.

Neste ano, a Guarda Municipal e Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) ingressam na operação com cem agentes específicos para o trabalho, ônibus de monitoramento e câmeras de rua.

Para o secretário de Estado da Justiça e Segurança Público, coronel Carlos Souza, a integração das corporações estaduais e municipais faz parte do crescimento da “Operação Papai Noel”.

“Este ano a nossa operação conta com apoio da Guarda Municipal de Macapá, que também faz o trabalho preventivo. O importante é isso: a prevenção. A proposta é não deixar o crime acontecer nesse período de grande movimento de pessoas”, disse.

Créditos:

Netto Lacerda