sexta, 29 de janeiro de 2021 - 17:04h
Estado e prefeitura de Santana realizam desobstrução de canais para prevenir alagamentos
Mutirão de limpeza e revitalização é mais uma parceria do Governo do Amapá para melhoria da qualidade de vida da população do município.
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Governo do Amapá e Prefeitura de Santana firmam parceria para mutirão em canais.

Os canais de Santana passam a receber a partir desta sexta-feira, 28, serviços de limpeza, revitalização e retirada e destinação correta de resíduos. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Amapá com a prefeitura do município.

Com maquinário e combustível cedidos pelo Estado e a mão de obra da prefeitura, o mutirão começou pelo trecho localizado na Avenida Princesa Isabel, no bairro Hospitalidade. Outros pontos críticos mapeados no planejamento que devem receber o serviço ficam nos bairros Paraíso, Provedor e Nova Brasília.

Durante a visita técnica, o governador do Amapá, Waldez Góes, ressaltou a parceria entre dos Executivos estadual e municipal para benefício da população em geral. Ele destacou que é necessário o apoio da população para evitar ou minimizar a situação.

O governador explicou que a frente de trabalho iniciou durante o início do período de chuva porque é quando dá para observar o comportamento da drenagem da cidade e identificar os problemas de obstrução em vários pontos da cidade.

“Esse trabalho é essencial porque traz inúmeros benefícios. Os canais não estão em todos os bairros, mas a manutenção deles melhora a vida de todos na cidade. Nós estamos aqui, mais uma vez com esta parceria forte em benefício da população de Santana”, disse.

A dona de casa Lucilene Cutrim dos Santos, de 48 anos, mora há 15 anos na avenida Princesa Isabel. Durante todos esses anos sem ter uma solução do problema, ela conta que passou por diversas dificuldades quando o canal chegou a transbordar.

“Deste quando eu vi morar aqui sofro com o alagamento. Já teve dias que minhas filhas não conseguiam ir pra escola porque não tinha como sair casa. A rua toda ia pro fundo. Quando o canal transbordava, não dava pra passar”, falou.

Para o prefeito Bala Rocha, a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Santana é fundamental para atender as demandas prioritárias da população, entre elas de prevenção de inundações, mobilidade urbana, saúde, educação e segurança.

“Essa ação conjunta é o fortalecimento da iniciativa da prefeitura, que precisava de reforço. Queria agradecer a sensibilidade do governador Waldez que atendeu o nosso chamado. Agora este trabalho vai ajudar a prevenir as inundações”, disse.

Governo junto com a gente

Para garantir melhores condições de vida para a população de Santana, o Estado destinou durante o ano de 2020 cerca de R$ 30 milhões em projetos que envolvem a saúde, infraestrutura, mobilidade, educação, entre muitas outras áreas.

A Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) em parceria com o município pavimentou no ano passado 15 quilômetros de vias. Em 2021, a proposta é asfaltar mais 20 quilômetros para melhoria da mobilidade urbana.

Outra frente de trabalho é a reforma do Hospital Estadual de Santana e a obra que está sendo realizado no Cine Teatro, ambas frentes de trabalho consideradas as principais de Santana.