quinta, 28 de novembro de 2019 - 17:41h - 754
‘Vim atrás de orientação’, diz jovem no lançamento da Oficina de Ideias
Projeto do Governo do Amapá visa incentivar os jovens a transformarem ideias em oportunidades de negócio.
Por: Gabriel Dias
Foto: Albenir Souza
Jhonata Nascimento confecciona chaveiros de bonecos de pano para vender

Há cerca de um ano, o estudante Jhonata Nascimento, 21 anos, teve a ideia de confeccionar chaveiros de bonecos de pano para vender aos amigos. Nesta quinta-feira, 28, empenhado em impulsionar o pequeno negócio, o jovem empreendedor participou, no auditório do Centro de Música Walkiria Lima, em Macapá, do lançamento da Oficina de Ideias, um projeto do Governo do Amapá, que visa incentivar a transformação de uma ideia em oportunidade de renda, estimulando a criatividade e inovação para empreender.

“Eu sempre fiz esses bonequinhos, então, há cerca de um ano surgiu a ideia de confeccionar para vender entre os meus amigos. Quando soube do lançamento deste novo projeto, vim para buscar orientação de como legalizar e ampliar o meu negócio”, comentou Jhonata.

Outra jovem que aproveitou a oportunidade para buscar orientação para o seu pequeno negócio foi a estudante Andressa Rocha, 17 anos. Ela reuniu um grupo de amigos para confeccionar objetos decorativos com lixo tecnológico.

"Iniciamos essa cooperativa através do programa Jovem Descolado, do Sebrae, e, agora, estamos participando da Oficina de Ideias para buscar novas inspirações para o nosso empreendimento", falou.

Coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), a ação contará com parceiros que auxiliarão no processo, desde o desenvolvimento das ideias propostas pelos jovens, durante os encontros, até a transformação em um empreendimento.  Os interessados em participar das oficinas podem se inscrever de forma online no site da Sejuv.

O secretário de Estado da Juventude, Pedro Filé, falou que os encontros serão mensais e estarão divididos em duas partes: incentivo da criatividade e captação de novas ideias.

“Queremos estimular o jovem a ter uma ideia de empreendimento, e trabalhar um plano de negócio para torná-lo realidade”, reforçou o secretário.

Presente à cerimônia de lançamento, a secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta, observou que a Oficina de Ideias é um projeto que servirá de exemplo para os demais estados brasileiros.

“Estamos sempre buscando ideias para estimular e trabalhar a criatividade entre os jovens. Se a menina já sabe fazer a unha da amiga e o menino já sabe consertar a bicicleta do amigo, então, porque não transformar isso em um negócio?”, perguntou a gestora.

O Oficina de Ideias conta com o apoio de órgãos do Governo do Amapá, Assembleia Legislativa, empresas privadas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Albenir Souza

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá