Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 28 de setembro de 2021 - 18:48h
Covid-19: Governo realiza testagem em atletas que participam das seletivas dos jogos escolares
Atletas e demais membros da delegação estão passando pelo teste antígeno antes das competições.
Por: .Colaboradores: Marcelo Guido
Foto: Ascom/SVS
Os teste antígenos são realizados horas antes nos atletas e demais membros das equipes.

 

Os atletas e demais membros das equipes amapaenses que participam da seletiva dos jogos escolares brasileiros, que acontecem no Amapá, passam por testagem para a covid-19. O trabalho está sendo feito por técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

O teste utilizado é o de antígeno e tem resultado eficiente entre 10 a 20 minutos. O trabalho começou junto com as seletivas no último dia 24 de setembro e vai acompanhar todos os jogos até a próxima quarta-feira, 29.

A solicitação foi feita pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), que já havia adquirido os testes junto a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), e necessitava de corpo técnico competente para administrá-lo.

"Entramos de forma colaborativa para realizar as testagens nos atletas e membros da delegação. A nossa parte é garantir que nenhum atleta ou membro da delegação se apresente nos jogos infectado e possa gerar insegurança aos demais participantes", comentou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS no Amapá.

Como o teste antígeno tem alta eficiência e é capaz de detectar se há a existência do vírus no organismo ou não no momento em que é realizado, a ação é feita horas antes das equipes disputarem os jogos.

Aquela pessoa que porventura estiver positivada será realizado acompanhamento médico, se necessário conduzido a uma unidade de saúde e de forma imediata isolado dos demais, evitando novo contágio e, portanto, não poderá participar da disputa.

Já foram realizados testes durante as seletivas de Vôlei de Praia, Atletismo, Badminton e nesta terça-feira, 28 as equipes de Xadrez, que estarão no Shopping Garden, e de natação na Piscina Olímpica, receberão os testes.

Na próxima quarta-feira, 29, será a vez da equipe do Tênis de Mesa.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá