domingo, 30 de junho de 2019 - 14:12h
Programa Jovem Senador está com inscrições abertas até agosto
Programa seleciona estudantes de todo o país, por meio de concurso de redação, para vivenciar, durante uma semana, o trabalho no Senado Federal.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Divulgação/Senado Federal
Além de conhecer o Senado Federal, estudantes vão compor comissões e propor três projetos de lei

Estudantes do ensino médio da rede estadual já podem se inscrever no Jovem Senador 2019. O programa seleciona alunos de todo o país, por meio de concurso de redação, para vivenciar, durante uma semana, no Senado Federal, atividades legislativas e conhecer o papel do Congresso Nacional. O período de inscrições vai até 16 de agosto.

Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado no ensino médio em escola pública estadual e ter até 19 anos. O interessado deve elaborar uma redação dissertativa-argumentativa, de 20 a 30 linhas, com o tema: “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”.

Serão selecionados, em processo de três etapas, 27 vencedores — um por unidade da Federação. A primeira etapa consiste na seleção e inscrição do aluno pela escola; a segunda, seleção nos estados e no Distrito Federal; e a terceira etapa serão a seleção e classificação nacional no Senado Federal.

O aluno também precisa ter disponibilidade para participar da fase presencial do programa, em Brasília (DF), no período de 25 a 30 de novembro de 2019. As escolas deverão promover um concurso de redação interno entre os alunos e enviar o melhor texto à Secretaria de Estado da Educação (Seed), que fará a seleção de três redações para representar o Amapá na etapa nacional.

Além da viagem a Brasília, todos os finalistas recebem certificados e suas escolas são premiadas com kits de livros para compor o acervo da biblioteca.

Atividades no Senado

Durante a viagem, os jovens senadores vão compor comissões e propor três projetos de lei. Todo o processo será conduzido pela equipe de consultores legislativos do Senado Federal, os mesmos que assessoram os senadores da República. Os projetos aprovados pelos jovens senadores são transformados em sugestões legislativas na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH) e podem efetivar-se como leis no país.

Sobre o programa

O Projeto Jovem Senador é realizado anualmente e tem como objetivo estimular a reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania, bem como contribuir para o processo de formação da cidadania ao incentivar a reflexão sobre o papel da Constituição brasileira na organização do Estado e na defesa dos direitos e deveres dos cidadãos. (Com informações do Senado Federal)