quinta, 28 de março de 2019 - 11:37h - 1532
Setec estimula acadêmicos de arquitetura à prática de sustentabilidade
Alunos da Universidade Federal do Amapá elaboraram projetos de reconstrução do muro da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.
Por: Rafael Aleixo
Foto: Rafael Aleixo/Setec
Alunos de Arquitetura da Unifap em visita técnica à Setec

A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) está promovendo o Projeto Muro Verde, uma ideia inovadora para a reconstrução, de forma sustentável e ecológica, de parte do muro da instituição que cedeu após problemas estruturais. A ideia para a área próxima ao muro é criar um ambiente de vivência, devido ao conjunto de instituições que se localizam nas proximidades.

Nesta quarta, 27, uma equipe da Setec acompanhou as apresentações dos projetos dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Os projetos tiveram o objetivo de dar soluções inovadoras e sustentáveis para a reconstrução da área, que tem cerca de 435m² e, compreende a parte de trás e lateral do terreno da Secretaria.

O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, considera fundamental para o desenvolvimento Amapá, a parceria com as instituições que produzem ciência. “Devemos buscar nestes parceiros formas inovadoras para a resolução de problemas diversos da sociedade. O muro é um pequeno início de uma ideia maior, que poderá ser utilizado em outros ambientes”, destacou o gestor.

Na última semana os alunos realizaram uma visita técnica para observar e avaliar a área do muro da Setec, que está localizada na zona Sul de Macapá. Cerca de 45 estudantes, acompanhados dos professores Pedro Mergulhão e Bianca Castro, também do curso, observaram e fizeram as anotações para a elaboração de seus respectivos projetos.

Para a professora Bianca Castro, a interação dos alunos com a prática do projeto é essencial para a formação dos alunos. “Esperamos que se concretize a ideia e, que possa servir de exemplo para outros. Os alunos estão bastante envolvidos com o projeto”, enfatizou a professora.

Ao todo, 11 ideias foram expostas e serão discutidas em âmbito governamental para avaliação de viabilidade para a execução. Entre as soluções estão materiais como pneus, garrafas de vidro, vegetação, paletes, Adobe (mistura de argila e outros componentes naturais) e jardim.

Na próxima semana, a Setec também receberá alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap), que já produzem tijolos sustentáveis para construções.  A conversa com os alunos do Instituto será para alinhar ideias e soluções para o setor.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá