segunda, 28 de janeiro de 2019 - 21:57h - 737
Cerca de 3 mil pessoas participam das Olimpíadas Amapá Jovem
Os jogos envolverão jovens dos 15 polos de Macapá e terá atividades esportivas coletivas e individuais, nos naipes masculino e feminino.
Por: Weverton Façanha
Foto: José Baía / Secom
Abertura das Olimpíadas ocorreu nesta segunda-feira. Atividades prosseguem até o dia 2 de fevereiro

Com uma programação que envolveu apresentações artísticas e culturais foi aberta oficialmente a primeira edição das Olimpíadas Amapá Jovem. No período de 28 de janeiro a 2 de fevereiro os 15 polos de Macapá disputarão diversas atividades esportivas coletivas e individuais, nos naipes masculino e feminino, além de provas com estilo de gincana e ações socias como doação de sangue. Os jogos terão a participação de cerca de 3 mil jovens.

A programação é organizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv). De acordo com o secretário da pasta, Pedro Filé, as olimpíadas servirão como forma de integrar os polos em Macapá e fazem parte da programação de encerramento das ações do Amapá Jovem, referentes ao ano de 2018. “Queremos garantir um lazer aos jovens, pois o programa não se resume a cursos, palestras e oficinas, mas também temos dentro do cronograma atividades esportivas, que, certamente, serão muito bem aceitas pelos participantes e consequentemente, será um momento de integração”, destacou o gestor.

A jovem Geysiele Andrade, 18 anos, bolsista do programa, destacou a importância dos jogos, pois é uma oportunidade de prática esportiva e de integração. “Gostei muito da iniciativa e sinto-me valorizada já que sempre gostei de esporte. É uma chance que temos para jogarmos, sem contar que é mais uma atividade dentro do programa. O Amapá Jovem encerra com uma excelente programação”, enfatizou Geysiele.

As modalidades definidas para o evento esportivo são: futsal, vôlei, basquete de trio, badminton e xadrez. Também haverá competições ao estilo de brincadeiras tradicionais como queimada, cabo de guerra, tacoball, amarelinha, uno gigante, torta na cara e prova da comida. A competição ainda apresentará o torneio de talento musical, como referência da parte cultural.

O estudante e bolsista Willian Moraes, 20 anos, aprovou a ideia da realização das Olimpíadas e afirmou que é uma oportunidade de descontração para os jovens. “Temos muitos jovens dentro dos polos que gostam de esporte e agora é a oportunidade para fazermos o que também gostamos. Espero que todos que participem possam de dedicar para fazer o melhor”, declarou Moraes.

Uma das atividades dentro das Olimpíadas com maior destaque é uma ação social que terá como objetivo conseguir doadores de sangue. As equipes formadas por bolsistas dos 15 polos em disputa terão que alcançar 10 doadores ao Hemoap, e assim, completar a tarefa, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de janeiro.

“O Amapá Jovem tem responsabilidade social e sabemos que nesse período de férias e carnaval, existe uma diminuição no estoque de sangue do Hemoap. Por isso, estamos idealizando esta tarefa dentro das Olimpíadas para darmos nossa contribuição neste aspecto tão importante”, enfatizou o secretário Pedro Filé.

Esta é primeira edição das Olimpíadas Amapá Jovem, mas a proposta é expandir os jogos para os polos dos 16 municípios. Após Macapá, as cidades de Santana e Laranjal do Jari também realizarão suas atividades esportivas.

Os jogos serão realizados no espaço da Sejuv, zona norte, sendo utilizada a quadra poliesportiva do local e a praça esportiva do bairro Jardim II. Os três primeiros polos mais bem colocados na competição geral serão premiados com sessões de cinema. A programação esportiva faz parte de uma série de eventos que encerra as atividades do programa referente ao ano de 2018. O Programa Amapá Jovem, após os jogos, deverá retornar suas atividades no mês de março.

 

Programação de competições:

29/01- Terça-feira

Manhã

8h – Peteca      

8h – Amarelinha

Local: Sejuv

 

Tarde

14h – Uno Gigante

Local: Sejuv

 

30/01 - Quarta-feira

Manhã

7h – Doação de Sangue

Local: Hemoap

8h – Tacobol

Local: Sejuv

 

Tarde

14h – Cabo de guerra

16h – Bandeirinha

Local: Sejuv

 

31/01 – Quinta-feira

Manhã

7h – Doação de sangue

Local: Hemoap

8h – Volêi

Local: Sejuv

 

Tarde

14h – Queimada

17h – Competição de Gula (Comer 10 hot-dog com refrigerante de 2,5 litros em menos tempo)

Local: Sejuv

 

01/02 – Sexta-feira

Manhã

8h – Futsal

10h – Talento Musical

Local: Sejuv

 

Tarde

14h – Basquete de trinca (3x3)

Local: Sejuv

 

02/02 – Sábado

Manhã

9h – Badminton

Local: Sejuv

10h – Xadrez

Local: Amapá Gradem Shopping

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

José Baía / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá