segunda, 27 de novembro de 2017 - 13:27h - 1577
Diagro prorroga prazo para entrega das guias de vacinação contra aftosa
O prazo foi estendido para 1º de dezembro em razão de fenômenos naturais que atrasaram os pecuaristas
Por: Weverton Façanha
Foto: Marcelo Loureiro/SECOM
A Diagro tem até o dia 10 de dezembro para enviar todas as informações da campanha ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,

Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) prorrogou para o dia 1º de dezembro o prazo para a entrega da declaração da vacinação contra a febre aftosa. Com isso, os produtores rurais terão mais seis dias para efetuarem as declarações nos escritórios da agência, já que o prazo encerrou no último dia 25. 

A prorrogação se deu em função de diversas dificuldades enfrentadas pelos pecuaristas, mas principalmente por alguns não conseguirem manejar o rebanho para vacinação devido a áreas ainda alagadas. Outro ponto foi a falta de vacina no mercado local no fim do prazo para vacinação.

Segundo o gerente do Núcleo de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Fábio Romero, houve uma solicitação por parte de vários produtores que não conseguiram concluir a vacinação devido a alguns aspectos naturais. “Nossa função é ajudar e auxiliar os produtores a vacinar e como em algumas áreas ainda está alagado, fica difícil de manejar o gado. Nós sabendo dessa realidade e resolvemos dar um tempo maior aos produtores”, pontuou.

O produtor que já encerrou sua vacinação e ainda não declarou a imunização deve se dirigir ao escritório onde a ficha do rebanho é movimentada, munido da nota fiscal da compra da vacina e a carta aviso dos animais, com dados do rebanho: faixa etária e sexo. Este ano a meta da Diagro é vacinar 98% do rebanho de bovídeos do Amapá. Até o último levantamento da agência, mais de 350 mil doses da vacina contra a febre aftosa foram comercializadas no Estado.  

A vacinação contra a febre aftosa no Amapá ocorreu entre os dias 15 de setembro e 15 de novembro. Após o prazo de entrega das guia de vacinação, que foi estendido até a sexta-feira, 1º de dezembro, a Diagro tem até o dia 10 de dezembro para enviar todas as informações da campanha ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Atualmente o Amapá possui o status de médio risco, mas, com o sucesso da campanha, receberá o certificado de área livre de febre aftosa.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá