quarta, 27 de setembro de 2017 - 13:13h - 1476
Socieducandos do Cesein aprendem técnicas de cultivo na agricultura artesanal
Projeto objetiva além da capacitação, a construção de uma horta para cultivo de frutas, legumes e verduras.
Por: Fabiola Gomes
Foto: Maksuel Martins
A diretora da FCria ressaltou que o curso vai além da capacitação, pois ajuda a resgatar a cidadania.

Socioeducandos custodiados no Centro Socioeducativo de Internação Masculina (Cesein) participaram nesta sexta-feira, 27, da aula inaugural do projeto “Horta Artesanal”. A iniciativa promovida pelo Governo do Amapá, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), objetiva o ensino de técnicas de agricultura artesanal e a construção de uma horta para cultivo de frutas, legumes e verduras.

O projeto foi idealizado pelos educadores da Escola Estadual Elcy Rodrigues Lacerda, e acontece em resposta a algumas normas estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como o direito de jovens internos a terem escolarização e profissionalização.

As atividades são divididas em duas fases: aulas teóricas com carga horária de 40h - com professores das áreas afins (ciências, química, biologia e física) – e aulas práticas ministradas por técnicos agrônomos da Embrapa, nas quais os alunos aprenderão sobre o manuseio das ferramentas, o cuidado com o solo, organização do canteiro e a plantação as sementes.

O coordenador da Escola Elcy Rodrigues Lacerda, Romilson da Silva Santana, explicou que o projeto surge para colocar em prática o que os socieducandos aprendem durante as aulas, como também possibilitar a capacitação a uma possível profissão. “Eles terão a oportunidade saírem daqui com uma profissão”.

A diretora da FCria, Natália Façanha, ressaltou que o curso vai além da capacitação, pois ajuda a resgatar a cidadania. “O curso gera uma nova oportunidade para aqueles que querem uma vida nova”, explicou.

A gerente-geral do Cesein, Marlene Azevedo, lembrou que a realização do projeto é um anseio antigo da instituição.  “A ressocialização deles é um trabalho que está sendo realizado com muito carinho, respeito e dedicação”, garante.

O material produzido na horta como o pimentão, cebola, berinjela, abobora, coentro, melancia, entre outros, será consumido pelos internos e o excedente doado às suas famílias caso estejam necessitadas.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá