quinta, 11 de fevereiro de 2016 - 10:23h - 3123
Poder público pede o apoio da população para combater o Aedes
A ação vai ser desenvolvida em quatro municípios do Estado.
Por: Phillippe Gomes
Acontece neste sábado, 13, o Dia Nacional de Esclarecimento, evento organizado pelo Ministério da Defesa (MD) e desenvolvido pelo Exército Brasileiro, Aeronáutica e a Marinha do Brasil. A ação vai reunir várias pastas do governo estadual e tem como objetivo conscientizar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika Virus.

O major Moura, subcomandante do Comando de Fronteira do Amapá, disse que a ação vai ser desenvolvida em quatro municípios do Estado. Segundo ele, a operação receberá apoio de representantes da Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e órgãos do Judiciário. “Esses homens vão integrar um grande grupo de voluntários e profissionais da área de saúde. A missão é educar e conscientizar. Realizamos um estudo e vamos deslocar 40 militares para Laranjal do Jari, 150 para Oiapoque, 80 para Santana e 400 militares vão atuar na capital”, finalizou.

A secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa, chama a atenção da população sobre os riscos causados pelas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “O poder público estadual, municipal e federal estarão unidos buscando conscientizar a população sobre a importância de se combater o mosquito. As pessoas devem intensificar as atividades de manutenção e limpeza de suas residências”, concluiu.

No sábado, 13, as atividades em Macapá serão concentradas no centro da capital e nos bairros Zerão, Universidade, Jardim Marco Zero, Novo Horizonte e no Residencial Macapaba.

Após a conclusão desse processo, os órgãos ligados à operação iniciarão uma nova fase que é o Mutirão de Erradicação de Focos de Proliferação do Mosquito e Descontaminação. Essa nova etapa será desenvolvida no período de 15 a 18 de fevereiro, com o apoio da população, nas áreas consideradas de maior risco.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá