Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 27 de janeiro de 2021 - 15:30h
Governo do Amapá já disponibilizou mais de 14 mil doses de vacina contra a covid-19 aos municípios 
Na primeira fase de vacinação, público-alvo são profissionais de saúde e idosos institucionalizados. 
Por: .Colaboradores: Marco Antônio P. Costa
Foto: Nathan Zahlouth
As vacinas chegarão em todos os municípios transportado com segurança pelo Estado.

O Governo do Amapá já entregou 14.189 doses das vacinas contra a covid-19 CoronaVac e Oxford para os 16 municípios até esta quarta-feira, 27. O objetivo é vacinar os grupos prioritários, formados por profissionais de saúde e idosos institucionalizados, conforme a primeira fase do Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19. 

LEIA MAIS: Vacina contra covid-19: saiba as recomendações

Neste primeiro momento, o Governo encaminha aos municípios as primeiras doses das duas vacinas. Quanto às segundas doses, as da CoronaVac estão condicionadas no Centro de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, uma vez que a diferença de aplicação entre as duas doses é de 28 dias.  Esse prazo sobe para 12 semanas quando se trata da Oxford, cuja segunda dose ainda deve ser enviada ao Amapá pelo Ministério da Saúde (MS). 

Na próxima semana, o Estado deve enviar aos municípios a segunda dose de CoronaVac para as pessoas que já tomaram a primeira, totalizando 22.538 vacinas disponibilizadas. O número de vacinas por cidade segue a estratégia estabelecida pelo MS e foi acordada com os municípios. Veja a distribuição:

Para a distribuição dos imunizantes, o Estado conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar que escoltam todo trajeto até a chegada ao município. 

“Os processos de armazenamento e distribuição das vacinas têm sido feitos com segurança e nos parâmetros técnicos, para que elas cheguem aos amapaenses da forma correta”, afirmou o superintendete de vigilância em saúde, Dorinaldo Malafaia.

Povos indígenas

Outras 16 mil doses da CoronaVac foram enviadas aos povos indígenas de 142 aldeias, conforme o Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19.

LEIA MAIS: Vacinação contra covid-19 tem grande aceitação entre povos indígenas do Oiapoque

O Governo do Amapá faz parte da força-tarefa que atua nesta estratégia para imunizar 7,6 mil indígenas do Amapá e do norte do Pará.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá