Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 27 de novembro de 2021 - 11:00h
Mês da Consciência Negra: Secretaria de Educação realiza momento de valorização da cultura afro-brasileira
Evento contou com apresentações culturais, além de venda e sorteio de obras de arte e literatura produzidos por artistas e escritores afro-brasileiros.
Por: .Colaboradores: Bárbara Ribeiro
Foto: Vandy Ribeiro / Ascom Seed
Alunos da Escola Estadual Quilombola Joaquim Manoel com dizeres anti racistas

A Secretaria Estado da Educação (Seed) realizou nesta sexta-feira, 26, um momento de integração com práticas culturais afro-brasileiras em alusão ao Mês da Consciência Negra. Houve apresentação dos grupos Vem Brincar, Kazumba Akelê e do Movimento Afrologia Tucuju. Também participaram as escolas estaduais quilombolas Joaquim Manoel e Professor Davi Miranda. 

Houve, ainda, stands com vendas de obras de arte e literatura produzidas por artistas e escritores negros, além de oficinas voltadas à cultura afro-brasileira.  A secretária da pasta, Goreth Silva, destacou que a educação é um fator fundamental para minimizar as atitudes de preconceito e racismo que ainda existem na sociedade. 

"Acredito que só com a educação podemos virar esse jogo de preconceito. É preciso que nossas escolas tenham valores antirracistas", destacou a secretária.

O gerente do Núcleo de Educação Étnicorracial (NEER), Arimilton da Silva, comentou sobre a participação efetiva dos servidores da Seed nessa programação, que foi a primeira dentro da secretaria para homenagear, prestigiar e mergulhar na cultura afro amapaense. 

“Essas danças, poesias, tudo isso faz parte da nossa história, de quem somos. É o primeiro evento que temos aqui a respeito da consciência negra e eu espero que não seja o último. Porque é aqui dentro que o movimento antirracista precisa começar para chegar nas escolas”, explicou Arimilton.

Durante o evento houve também momentos de sorteio de produtos que estavam sendo comercializados. Com a programação, os servidores da secretaria puderam mergulhar, mesmo que de forma breve, na cultura, dança e poesia negra presente no estado. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá