terça, 26 de outubro de 2021 - 11:20h - 1528
Governo do Amapá assina cooperação com Hospital São Camilo para ampliar cirurgias oncológicas
Pacientes oncológicos de 7 especialidades poderão ter suas cirurgias agendadas no centro cirúrgico do Hospital São Camilo, o que trará mais celeridade.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Márcio Pinheiro/Secom

O governador do Amapá, Waldez Góes, assinou nesta segunda-feira, 25, um termo de cooperação técnica com o Hospital São Camilo e São Luís para ampliar a oferta de cirurgias oncológicas para pacientes da rede estadual de saúde. Esta é a primeira vez que o Executivo firma uma parceria na área de cirurgias oncológicas de média e alta complexidade.

Com o convênio, além do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), os pacientes oncológicos também poderão ter suas cirurgias agendadas no centro cirúrgico do Hospital São Camilo, o que trará mais celeridade na realização dos procedimentos.

“Em razão da pandemia, temos um acúmulo de cirurgias de várias especialidades aguardando para serem realizadas, mas com essa parceria a expectativa é em que 90 dias possamos normalizar o fluxo de pacientes oncológicos. Queremos tranquilizar as famílias e os pacientes de que eles terão aqui no próprio estado toda a assistência necessária. Este é um projeto de várias mãos, por isso agradeço muito o empenho de todos”, disse Waldez Góes.

Para custear o convênio, que terá duração de 1 ano, foram investidos R$ 4,5 milhões do Tesouro Estadual, e mais R$ 2 milhões de emenda parlamentar do senador Lucas Barreto.

Serão feitos procedimentos em 7 especialidades oncológicas, como câncer de cabeça e pescoço, esôfago e órgãos intra-abdominais, sistema linfático, ginecologia, colo e proctologia, mastologia e urologia.

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hcal será responsável por encaminhar a solicitação de agendamento para a Central de Regulação, que irá agendar a internação e cirurgia do paciente.

O secretário de Saúde, Juan Mendes, explicou que a expectativa é que inicialmente, entre 40 e 50 pacientes passem por procedimentos mensalmente.

“Estamos dando um passo muito importante para os nossos pacientes oncológicos, estamos diminuindo o tempo de espera pela cirurgia, alguns que inclusive aguardavam atendimento através Programa de Tratamento Fora de Domicílio não precisarão mais sair do estado. Estamos garantindo a assistência especializada em alta complexidade aos pacientes que necessitam de tratamento para câncer”, comemorou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá