quarta, 26 de agosto de 2020 - 13:58h - 686
Reformada, Biblioteca Pública de Itaubal será referência em pesquisa na região
Com a implantação do polo da Universidade Federal do Amapá no município, a biblioteca também terá espaço para laboratório.
Por: Anne Santos
A obra é resultado de uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Itaubal

A Biblioteca Pública do município de Itaubal foi reformada e em breve os cidadãos terão um novo espaço de pesquisa e estudo no município, que fica localizado a 101 km de Macapá. A obra é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado do Amapá e a Prefeitura de Itaubal. A próxima etapa é a instalação da mobília.

Por meio de convênio viabilizado pela Secretaria das Cidades (SDC), com investimento de R$ 114.702 todo o espaço foi revitalizado e também adaptado para atender o anexo da Universidade Federal do Amapá. De acordo com o secretário das Cidades, Antônio Teles Junior, a reforma da biblioteca foi um pedido da população que necessitava de um espaço de pesquisa.

“Essa obra é muito importante para a população de Itaubal, por isso priorizamos esse projeto. Além de ser um espaço de busca pelo conhecimento, fonte de pesquisa, é também um espaço de lazer e de incentivo à leitura”, afirmou o secretário.

Com a implantação do polo da Universidade Federal do Amapá no município, o espaço também será utilizado como laboratório. Para o diretor da escola municipal J. Almeida - que também foi beneficiada com um convênio para reforma -, Ronnie Silva, o município necessitava desse tipo de investimento.

“Poucos são os municípios que têm um espaço como esta biblioteca e o GEA tem um papel fundamental no fomento deste tipo de ação, que incentiva nosso povo para a prática da pesquisa e beneficia os estudantes e a comunidade”, disse o gestor.

Após a entrega da mobília do espaço, a biblioteca será repassada à Prefeitura Municipal de Itaubal.

Além de Itaubal, a SDC firmou convênios com outros municípios, como a capital Macapá, foram R$ 25 milhões para pavimentação e recapeamento de ruas e mais R$ 5 milhões destinados à sinalização vertical e horizontal de ruas e avenidas consideradas de grande fluxo na capital.

Veja como a biblioteca era antes: