Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 27 de junho de 2019 - 08:28h
TecnoAgro: Vitrine de conhecimento e de tecnologia na 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão
Abertura do evento ocorreu nesta quarta-feira, 26, com a participação de produtores e representantes de entidades do setor produtivo.
Por:
Foto: Márcio Pinheiro / Secom
Governador Waldez Góes reforçou que a TecnoAgro é uma estratégia para incluir ciência e tecnologia na pecuária amapaense

Tecnologia e ciência fazem parte do Circuito TecnoAgro - 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão 2019, que iniciou nesta quarta-feira, 26, no Parque de Exposições da Fazendinha. Uma feira realizada pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) para desenvolver o setor produtivo, incentivando negócios e o desenvolvimento econômico local.

A bubalinocultura é uma forte vocação no Amapá. Com o certificado livre de aftosa com vacinação, o mercado para o setor foi ampliado. “Com esse status temos um mercado aberto, além do local, temos o nacional e internacional. Precisamos continuar investindo no desenvolvimento do setor produtivo e incentivando a produção das vocações do Estado” afirmou o governador Waldez Góes.

Uma estratégia para incluir ciência e tecnologia na pecuária amapaense é a realização da TecnoAgro, um conceito pensado há mais de três anos, de forma regionalizada para introdução de tecnologias e transformação de pesquisas em políticas públicas. “Os animais que temos de alta qualidade genética são resultado de feiras como essa, realizada aqui no Amapá. Por isso, construímos esse projeto de desenvolvimento, de acordo com a vocação de cada município. A TecnoAgro é um espaço que proporciona o melhoramento da qualidade genética do rebanho amapaense, por meio do leilão, facilitando o acesso do produtor a esses animais” explicou o chefe do Executivo.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Daniel Montagner, explica que esta é a oportunidade que o produtor busca para melhorar a qualidade do rebanho e ter acesso a novas técnicas de produção.

“É uma feira tecnológica, de transferência de conhecimento e difusão de tecnologia. Queremos oportunizar isso aos produtores amapaenses para que tenham acesso ao que tem de melhor atualmente”, informou o secretário.

Oportunidade que foi recebida com otimismo pelos produtores que encontram na TecnoAgro a chance de fechar bons negócios. “É um espaço necessário para nós produtores, pois temos a oportunidade de expor os nossos animais e adquirir raças que não temos. Temos na TecnoAgro a oportunidade de acessar o que tem de melhor na pecuária”, afirmou o presidente da Associação de Criadores e Pecuaristas do Amapá (Acriap), Naldo Góes.

Tecnologia

Durante a abertura, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/AP) lançou o aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, uma ferramenta de inovação que disponibiliza aos produtores informações oficiais do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), que servem para orientar os programas de política agrícola do governo federal, como, por exemplo, o Plano Safra que também foi lançado na ocasião. “É uma tecnologia que vai auxiliar no desenvolvimento do Estado e atuará em conjunto com o Banco do Brasil no Plano Safra. Antes, o agricultor tinha que acessar pelo computador para ter acesso às informações, agora poderá fazer isso pelo celular de maneira mais simples”, explicou o chefe-geral da Embrapa/AP, Nagib Belém.

Também participaram do evento o vice-governador, Jaime Nunes; o superintendente do Banco do Brasil no Amapá, Antônio Valente; e o superintendente de varejo da Região Norte, Gustavo Henrique da Rosa; além de parlamentares e representantes de associações locais.

O Circuito TecnoAgro conta com o apoio da Embrapa/AP; Federação de Agricultura e Pecuária do Amapá (Faeap); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AP); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP); Correios; Universidade Federal do Amapá (Unifap); Acriap; Banco do Brasil; Banco da Amazônia; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A Feira prossegue até sábado, 29, com oficinas, palestras, leilão e o rodeio.

Confira a programação

Circuito TecnoAgro

O Circuito TecnoAgro é um conjunto de feiras de negócios realizadas em todos os espaços disponíveis para a exposição do potencial agropecuário do Amapá. É voltado para pequenos, médios e grandes produtores, além de instituições financeiras e de insumos que atuam no setor agrícola e da pecuária, como forma de incentivar e contribuir para a expansão do setor produtivo por meio de ciência e tecnologia. Esta edição encerra o circuito de feiras e agrega a 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão, atividades com foco comercial e de geração de renda.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Márcio Pinheiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá