quinta, 26 de abril de 2018 - 20:45h
Estado inaugura unidade do Super Fácil na Zona Oeste de Macapá
Localizada em posição estratégica, a nova unidade reúne 46 empresas públicas e privadas que deverão oferecer mais de 250 serviços à população.
Por: Andreza Carolina
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Novo Super Fácil beneficia cerca de 65 mil moradores na Zona Oeste da capital

A Zona Oeste de Macapá agora conta com a 12ª unidade do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Superfácil). O espaço foi inaugurado nesta quinta-feira, 26, pelo governador do Amapá, Waldez Góes, na Rodovia Duca Serra, Km 3, nº 887, bairro Cabralzinho. Localizada em uma posição estratégica da capital, a unidade conta com um espaço físico amplo de 1.333m², moderno, equipado, acessível e climatizado para garantir atendimento de qualidade e mais cidadania à população.

A iniciativa beneficia cerca de 65 mil moradores que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem em bairros como Lagoa dos índios, Marabaixo I, II e III, Jardim América, Goiabal, distrito do Coração, linhas do Polo Agrícola (A, B, C, D, E, F, G, H) e em condomínios erguidos ao longo da Rodovia Duca Serra. Devido à localização estratégica, a nova unidade do Super Fácil deverá atender, também, a população dos municípios de Santana e Mazagão, que compõem a Região Metropolitana de Macapá.

Serviços

O Super Fácil da Zona Oeste concentra 46 empresas e oferece cerca de 250 serviços. A estrutura é composta por órgãos como a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), sete secretarias da Prefeitura de Macapá, entre outros.

Há, ainda, serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) e, daqui a um mês, estarão em funcionamento, os serviços bancários do Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal e além de caixas eletrônico 24 horas, na área externa do prédio.

O espaço concentra inovações como um box da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), para atendimento de beneficiários e não beneficiários de programas sociais executados pelo governo estadual.

Outra novidade é o Super Fácil do Empreendedor um setor inovador que converge todos os órgãos e instituições necessários para treinamento, orientação e capacitação de novos investidores na área empresarial amapaense, num único espaço. O local foi implantado por meio de articulação da deputada estadual Marília Góes, que é presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Empreendedorismo.

Com a inauguração, a rede Super Fácil completa a cobertura em Macapá, uma vez que já há outras quatro instalações no Centro, Beirol, Zona Sul e Zona Norte. Além disso, há unidades nos municípios de Santana, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho, Calçoene e Oiapoque. Durante o ano de 2017, o serviço realizou quatro milhões de atendimentos alcançando 3,2 milhões de cidadãos em todo Estado.

Cidadania

Durante a solenidade de inauguração da unidade da Zona Oeste, Waldez Góes destacou que o novo espaço trará comodidade, conforto e, principalmente, mais cidadania a uma parcela significativa da população amapaense. Ele citou que é objetivo da gestão oferecer serviços públicos cada vez melhores mesmo em um período de crise econômica nacional.

“Respeitando as possibilidades fiscais do Estado, estamos conseguindo preservar os serviços públicos e ampliá-los. O Super Fácil da Zona Oeste de Macapá é resultado desta conquista e, também, da construção de parcerias”, ponderou o governador. Ele acrescentou que a inauguração representa maior aproximação entre o poder público e a população.

Waldez frisou que está em estudo a implantação de novas unidades da rede Super Fácil nos municípios de Mazagão e Porto Grande. Em breve, o serviço também deverá oferecer atendimento itinerante através de um micro-ônibus equipado, adquirido por emenda parlamentar do deputado federal Vinicius Gurgel.

A diretora-geral do Super Fácil, Luzia Grunho, salientou que o papel da nova unidade vai além da prestação de serviços. “Hoje, estamos entregando um instrumento de cidadania, de transformação social e de dignidade humana”, destacou Luzia.

Comodidade

Moradora do bairro Marabaixo I, a estudante Anna Paula Sousa, 22, considera que o novo espaço facilitará o cotidiano da população da Zona Oeste. “Traz comodidade e conforto. Não precisaremos mais ir ao Centro da cidade, para receber estes atendimentos”, analisou a jovem.

Também estiveram presentes a deputada estadual Marília Góes, o vice-governador do Amapá, Papaléo Paes, a diretora-geral de Atendimento do Super Fácil, Marciane Santo; o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, além de membros da bancada federal, do Poder Legislativo e da Câmara Municipal de Macapá, bem como representantes de associações de moradores de bairros da Zona Oeste da capital.

Créditos:

Marcelo Loureiro e Márcio Pinheiro / Secom